AVALIAÇÃO SENSORIAL E TECNOLÓGICA DE QUEIJO COALHO LIOFILIZADO

Tamires de Souza, Tatiane de Oliveira Xavier Machado, Roberta Verônica dos Santos Carvalho Mesquita

Resumo


Introdução: O queijo coalho apresenta um valor cultural para o Brasil, principalmente na região Nordeste, onde é produzido e apreciado pela população local e por turistas de todo o mundo. Apesar de sua relevância, possui alto teor de umidade, o que o torna um produto facilmente perecível e com tempo curto de prateleira. Uma das formas de aumentar sua vida útil é a retirada de água de sua matriz, sendo a liofilização um método reconhecido por desidratar sem alterar significativamente o sabor do alimento. Objetivo: Nesse sentido objetivou-se avaliar a aceitabilidade sensorial e as características tecnológicas de queijo coalho liofilizado. Materiais eMétodos: Para isso, os queijos coalho foram elaborados a partir de leite pasteurizado e, após 24 h, foram cortados em fatias e liofilizados. Os queijos frescos e liofilizados foram analisados quanto a umidade, acidez titulável e proteínas. Os queijos liofilizados foram armazenados em embalagens laminadas, mantidos sob temperatura ambiente e avaliados quanto à variação da umidade ao longo do tempo.  Resultados: Os queijos frescos e liofilizados apresentaram acidez de 38,8 °D e 75,0 °D e teor de proteínas de 25,2 e 45,5 g/100g, respectivamente. Durante 62 dias de armazenagem, houve um aumento na umidade do queijo liofilizado de 2,1 para 5,7%, sendo necessário uma avaliação dessa mudança quanto às outras características. A maior concentração de proteínas é uma grande vantagem do produto desenvolvido, visto que este é um fator de grande interesse para o consumidor que busca alimentos práticos e saudáveis. Considerações Finais: O queijo coalho liofilizado pode ser um produto de grande interesse para os consumidores e para a indústria por apresentar características importantes como a alta concentração de proteínas e a possibilidade de armazenamento em temperatura ambiente, no entanto outras análises são necessárias para conhecer melhor as propriedades desse produto e as condições ideais para aumentar sua vida de prateleira. Além disso, a análise sensorial é imprescindível para avaliar a aceitabilidade do produto.

Palavras-chave


produto desidratado; agregação de valor; derivado lácteo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Tamires de Souza, Tatiane de Oliveira Xavier Machado, Roberta Verônica dos Santos Carvalho Mesquita

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.