UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Edmilson Pereira Silva Junior, Fabio Freire

Resumo


Partindo dos argumentos apresentados, é de fundamental importância sistematizar os conteúdos e as metodologias voltadas para as PCA em um material no intuído de possibilitar horizontes ao professor de educação física para implantar essas atividades no contexto escolar, permitindo superar as dificuldades de operacionalização, de controle, e legitimidades
desses conteúdos, pois muitos nunca tiveram vivências com essas, e nem nível de conhecimento básico para tal. Elaborar, desenvolver e avaliar uma Unidade Didática para o ensino das Práticas Corporais de Aventura (PCA) no Ensino Médio Integrado. Essa é uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e do tipo descritivo exploratória. A coleta das
informações se deu mediante a aplicação de questionário semiestruturado e através das observações feitas pelo pesquisador. Para a análise e interpretação dos dados foi utilizando as técnicas de Análise de Conteúdos Temático proposto por Bardim (2004; TAHARA, 2017). Participaram da pesquisa 71 alunos do ensino médio integrado. O produto educacional foi
desenvolvido em sete aulas. Foi quase unanime os alunos que gostaram das atividades propostas pelo produto educacional. A maioria dos indivíduos relatou não ter existido nenhuma dificuldade ou obstáculo durante a realização das aulas .A maioria dos alunos relataram não precisar ser feitas mudança nas metodologias utilizadas. Pode-se avaliar que a proposta de Unidade Didática de PCA ocorreu de forma positiva, tendo grandes contribuições pedagógicas para a educação física e para a formação dos educandos, podendo ser tematizada e aplicada pelos professores de educação física no ensino médio integrado.

Palavras-chave


Praticas de Aventura; Unidade Didática; Ensino Médio Integrado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Edmilson Pereira Silva Junior, Fabio Freire

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.