A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES NÃO LICENCIADOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Resumo
Os estudos sobre a formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) têm aumentado significativamente a partir do ano de 2010 e isso pode ter como razão, segundo Vieira (2018), a criação e a expansão dos institutos federais (IFs) em 2008. Ainda segundo o autor, grande parte desses trabalhos têm como foco os saberes docentes, as
demandas formativas e a constituição da identidade do professor, em especial os bacharéis e tecnólogos. Portanto, esse trabalho tem como objetivo identificar as demandas formativas dos professores não licenciados na EPT, tendo o no Ensino Médio Integrado (EMI) como pano de
fundo. Para isso, utilizou-se, como referência metodológica, o processo de revisão sistemática da literatura (RSL) de Kitchenham (2007). Foram extraídas as palavras-chave da questão de pesquisa e foi criada a string de busca na ferramenta Google Acadêmico, considerando apenas artigos publicados de 2008 a 2020, período a partir do qual os IFs foram criados. Seguindo esses critérios, apenas sete trabalhos de relevância vinculada a esta pesquisa foram selecionados e analisados. Os resultados mostram a necessidade de políticas públicas voltadas à instituição e ao estímulo de formações pedagógicas do quadro docente da EPT, principalmente dos profissionais egressos dos cursos de bacharelado e de tecnologias. Diante
dessa realidade, há a necessidade de se refletir sobre os desafios da prática docente, tendo em vista o grande número de professores não licenciados atuando na EPT e mais especificamente no EMI, uma vez que, além dos conhecimentos técnicos, específicos de sua formação, esses docentes precisam apresentar o domínio das questões pedagógicas e
didáticas, próprias do trabalho da sala de aula.
demandas formativas e a constituição da identidade do professor, em especial os bacharéis e tecnólogos. Portanto, esse trabalho tem como objetivo identificar as demandas formativas dos professores não licenciados na EPT, tendo o no Ensino Médio Integrado (EMI) como pano de
fundo. Para isso, utilizou-se, como referência metodológica, o processo de revisão sistemática da literatura (RSL) de Kitchenham (2007). Foram extraídas as palavras-chave da questão de pesquisa e foi criada a string de busca na ferramenta Google Acadêmico, considerando apenas artigos publicados de 2008 a 2020, período a partir do qual os IFs foram criados. Seguindo esses critérios, apenas sete trabalhos de relevância vinculada a esta pesquisa foram selecionados e analisados. Os resultados mostram a necessidade de políticas públicas voltadas à instituição e ao estímulo de formações pedagógicas do quadro docente da EPT, principalmente dos profissionais egressos dos cursos de bacharelado e de tecnologias. Diante
dessa realidade, há a necessidade de se refletir sobre os desafios da prática docente, tendo em vista o grande número de professores não licenciados atuando na EPT e mais especificamente no EMI, uma vez que, além dos conhecimentos técnicos, específicos de sua formação, esses docentes precisam apresentar o domínio das questões pedagógicas e
didáticas, próprias do trabalho da sala de aula.
Palavras-chave
Docentes não licenciados, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado.
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