PRÁTICAS INTEGRADORAS: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.

Eliza Georgina Nogueira Barros de Oliveiva, Adriana de Carvalho Figueiredo Rodrigues

Resumo


As práticas integradoras são estratégias que integram saberes e pessoas. No contexto do Ensino Médio Integrado (EMI) apresentam-se como possibilidades de materialização do currículo integrado no cotidiano escolar, vislumbrando a formação integral dos sujeitos. Considerando as dificuldades de concretização dessas práticas, este estudo tem como objetivo caracterizar as práticas integradoras e apresentar possibilidades para o trabalho pedagógico no Ensino Médio Integrado. Nesse sentido, problematiza-se os sentidos de integração que norteiam o EMI e reflete-se sobre os princípios que fundamentam as práticas integradoras. Quanto ao delineamento metodológico, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Nos resultados, se estabelece as relações entre as práticas integradoras e os princípios e objetivos do EMI, e mostra-se exemplos de práticas integradoras elencadas na literatura estudada. Conclui-se que as práticas integradoras constituem estratégias para se alcançar a formação integral objetivada pelo EMI e que há muitos procedimentos que podem ser orientados ao projeto de ensino integrado, no entanto, suas possibilidades estão condicionadas às intencionalidades subjacentes.

Palavras-chave


Ensino médio integrado; Práticas integradoras; Formação integral; Práticas pedagógicas.

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