A CONSTRUÇÃO DE TEXTOS POÉTICOS PARA AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO

Regiopidio Gonçalves de Lacerda, Adriana de Carvalho Figueiredo Rodrigues

Resumo


Fazer com que os alunos do ensino médio tenham um maior contato com a literatura tem se tornado um desafio para a escola e para os professores, principalmente os docentes da área de linguagens e códigos e suas tecnologias. No entanto, o incentivo à leitura e as artes deve ser abraçado por todos, independentemente da área de atuação. Dessa forma, propõe-se a utilização de textos poéticos nas aulas de Geografia do ensino médio cujo conteúdo programático da disciplina norteia a elaboração deles. O objetivo desse estudo é descrever o processo de criação e elaboração de textos poéticos para que sejam utilizados por professores de Geografia do ensino médio, como recursos didáticos. Para a elaboração dos textos, utilizou-se os princípios norteadores da literatura de cordel, buscando associar os elementos da cultura popular e os conteúdos programáticos da disciplina neste nível de ensino. Adotou-se como referência conceitos das metodologias ativas e aprendizagem significativa proposta por Ausubel, além de utilizar recursos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Foram construídos textos de poesia popular, com um rigor técnico e conteúdo voltado para a aprendizagem dos temas de Geografia e disciplinas afins, voltados ao ensino médio, que podem ajudar no entendimento da matéria. Conclui-se que os textos poéticos com os
conteúdos de Geografia, podem despertar no aluno um novo olhar acerca do que é discutido e analisado em sala de aula, além de incentivar a leitura e ampliar o contato com a arte e a literatura.

Palavras-chave


poesia; geografia; ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Regiopidio Gonçalves de Lacerda, Adriana de Carvalho Figueiredo Rodrigues

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.