Ensino Coletivo De Violão Popular E Teorial Musical: Relatos De Uma Experiência

Moacir Emanuel Silva Moreira, Adelson Aparecido Scotti

Resumo


Introdução: O Violão é um instrumento musical admirado por muitos e provoca interesse em estuda-lo. Nessa perspectiva, muitos curiosos vão em busca de profissionais com o intuito de desenvolver ao instrumento, seja de forma profissional ou amadora. Por outro lado, a falta de professores e de uma pedagogia adequada levam muitos aprendizes caminhos que impedem seu desenvolvimento ao instrumento. Objetivos: O presente projeto teve como objetivos geral desenvolver um trabalho de ensino de violão popular em grupo bem como conceitos de teoria musical para os alunos do IF Sertão-PE, Campus Petrolina e comunidade petrolinense. Metodologia: Baseado no conceito do Ensino Coletivo de Instrumentos Musical (ECIM), o projeto foi dívido em etapas: 1) capacitação do bolsista através de leituras bibliografias, análise de métodos, arranjos das músicas e seleção dos conteúdos; 2) excursão das aulas, realização de recital com os alunos; 3) escrita do relatório e produção de um artigo. Entretanto, por causa da pandemia, o projeto sofreu adaptações da metodologia para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), acontecendo de forma online. Resultados: O projeto conseguiu atingir os objetivos, uma vez que os alunos conseguiram tocar músicas do repertório popular por letra cifrada e consequentemente desenvolver os aspectos técnico do violão. Ainda, os alunos aprenderam sobre teoria musical, história da música e aprenderam sobre os compositores abordados em aula, desenvolvendo uma esculta ativa por meio da apreciação. Mas também, os alunos criaram autonomia para manter os estudos por conta própria. Considerações Finais: Diante da situação atípica enfrentada pela Covid-19, tivemos que buscar soluções metodológicas e novas estratégias através de recursos digitais. Contudo, mesmo diante de tantos desafios os alunos concluintes conseguiram alcançar os objetivos proposto. Além do mais, o projeto contribuiu para formação docente e, através desse cenário atual, conhecer novas metodologias e ferramentas digitais que vieram a favorecer o ensino e aprendizagem do violão.

Palavras-chave


Educação Musical; Ensino Coletivo de Instrumento Musical; Violão; Ensino Remoto Emergencial.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Moacir Emanuel Silva Moreira, Adelson Aparecido Scotti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.