Propostas De Aulas Práticas De Matemática Com Materiais De Baixo Custo Para O Ensino Fundamental 2

Vitor Dos Santos Vieira, Humberto Alencar de Sa, Deivd Andrade Porto

Resumo


Introdução: Os conhecimentos de Matemática estão presentes na nossa vida cotidiana. No entanto, na maioria das vezes, a forma como a disciplina é trabalhada nas salas de aulas não correspondem as necessidades atuais dos estudantes. Diversas problemáticas como, faltam aulas práticas, falta de motivação dos alunos e falta de recursos impedem que os alunos aprendam matemática. Com isso, esse projeto visa desenvolver e propor roteiros de aulas práticas de matemática para ser usado por professores de matemática. Objetivos: De modo geral, o projeto se propõe a desenvolver roteiros para o desenvolvimento de aulas práticas de Matemática no Ensino Fundamental. De modo específico: a) Elaborar roteiros de aulas práticas de Matemática; b) Construir aparatos com materiais de baixo custo para ser usado em sala de aula; c) Apresentar as propostas de aulas práticas aos professores de Matemática do Ensino Fundamental de uma Escola Pública; d) Avaliar a influência das aulas práticas Metodologia: O Projeto foi dividido em quatro etapas:  Etapa 1: Estudos dirigidos (remoto) sobre os temas envolvidos em cada aula prática.  Etapa 2 : Planejamento  e construção dos aparatos experimentais. Etapa 3 : Com base nos estudos feitos e na construção e montagem dos aparatos, foram construídos roteiros contendo os procedimentos e questionamentos a serem desenvolvidos nas atividades práticas. Etapa 4: Momento de realização do curso de extensão sobre aulas práticas de matemática em sala de aula.  Resultados: O planejamento e construção dos experimentos, bem como o estudo dirigido contribuiu para a formação do bolsista. O Curso de Extensão ( Ainda de excursão) : É esperado que as ações extensionistas auxiliem o professor da escola no desenvolvimento do processo de ensino. A Parte prática com alunos: Espera-se que os alunos se sintam motivados com os experimentos. Estamos desenvolvendo trabalhos no formato de resumo ou artigo para apresentação na JINCE, CONEDU ou outros eventos. Considerações Finais: O momento pandêmico dificultou a realização, tanto do curso de extensão, quanto da realização das práticas para os alunos. As atividades práticas ficaram comprometidas por causa da suspensão das aulas. Tentamos realizar essas atividades práticas de modo online, mas não obtivemos sucesso devido a problemas de acesso à internet dos estudantes. O grande volume de atividades acadêmicas com o início do retorno remoto atrasou a realização do curso de extensão para os professores.

Palavras-chave


Prática Matemática; Roteiro De Atividades; Matemática No Cotidiano.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Vitor Dos Santos Vieira, Humberto Alencar de Sa, Deivd Andrade Porto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.