Foguetes Na Escola

Daniel Batista da Silva, Ericleiton Rodrigues de Macedo, Wesley do Nascimento Ferreira, Edjanio Carvalho Nunes

Resumo


Introdução: Como uma tentativa de amenizar a dificuldade de assimilação de conteúdos científicos, vários autores defendem a utilização da experimentação como uma ótima estratégia de ensino. Diversos trabalhos sobre esta temática chegaram a conclusão de que a utilização do experimento no ensino de ciências provoca no estudante um maior interesse por estas áreas, haja vista que os experimentos contextualizam os conhecimentos teóricos vistos em sala e alguns acabam até por ludificar o aprendizado. Objetivos: Através da aplicação de conceitos físicos estudados na construção de foguetes de garrafa PET, este trabalho objetiva provocar no estudante um maior interesse por áreas da ciência, ao mesmo tempo contribuindo para o ensino básico por meio de uma abordagem significativa, que pode ocasionar em uma quantidade maior de estudantes que futuramente ingressarão nas áreas de ciência e tecnologia. Metodologia: Para a competição virtual, utilizando como ambiente de interação o Google Classroom, foram postados tutoriais, que buscavam abranger todo o conteúdo necessário para que os alunos pudessem competir de maneira igualitária com qualquer outro competidor. Para a competição presencial, foram feitas visitas semanais na escola, tomando todos os cuidados possíveis, para que os alunos fossem orientados sobre a construção do foguete de garrafa PET. Realizados os lançamentos, todos foram inscritos na OBA. Resultados: Ao todo, nove equipes da escola gercino coelho foram inscritas na competição com o lançamento virtual, sendo o desempenho de quatro delas considerado satisfatório para os padrões desta edição da competição. Um dos foguetes atingiu mais de 80 metros horizontal. Quanto aos lançamentos virtuais, os resultados foram coletados via formulário do Google, também foram compilados pelos ministrantes e direcionados para os professores responsáveis pelas inscrições. Considerações Finais: A realização desse tipo de projeto proporciona inúmeros benefícios para todos os envolvidos, desde uma grande oportunidade de aperfeiçoamento e engrandecimento profissional para quem está ministrando à uma possibilidade de se desenvolver um interesse por áreas da ciência e tecnologia que geralmente não são muito atrativas para a maioria dos estudantes e ainda proporcionar a possibilidade de estuda-la de maneira significativa e contextualizada. 


Palavras-chave


Educação; Experimentação; Contextualização; Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Daniel Batista da Silva, Ericleiton Rodrigues de Macedo, Wesley do Nascimento Ferreira, Edjanio Carvalho Nunes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.