O Licenciando Na Vida Real: Aprender Química, Vivendo Química?

Pedro Ivo Alexandre de Castro, Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira

Resumo


Introdução: Contextualizar conteúdos nas metodologias para o ensino de química tem bastante a agregar na sala de aula e pode ser uma dinâmica aplicada em vários assuntos da cumprindo o objetivo ter o estudante como colaborador ativo nas aulas, causando uma interação necessária com o professor. Consideramos a química como uma disciplina simples de referenciar já que podemos encontrar facilmente no dia a dia reações como a de combustão ou até mesmo a separação de misturas ou diluição como de fazer um café. Objetivos: Promover oficinas de ensino de química de forma contextualizada, a partir de exemplos do dia a dia para alunos ingressantes no ensino médio, simplificando assuntos trabalhados em sala de aula de forma que o estudante se sinta incluso nos temas discutidos, trazendo a demonstração do ensino de química para além do ensino metódico presente na sala de aula, relacionando acontecimentos comuns do dia a dia com conteúdos formais de química. Metodologia: Como metodologia para a realização do projeto apresentamos oficinas pedagógicas de ensino da química, com assuntos cotidianos da vida do povo brasileiro, através de vídeos. Para isso houve a criação de um canal no Youtube - “Química ao Alcance”, e também criamos uma página no Instagram para postagem de materiais complementares, para tivéssemos uma relação sobre o que os alunos estavam achando das oficinas, em todas elas havia um formulário com perguntas sobre sobre o aluno e a oficina em si. Resultados: Foi possível observar e aprender bastante com o projeto, ver a interação das pessoas foi bastante gratificante e observamos o entusiasmo da comunidade com as oficinas através de mensagens e comentários nos formulários, estes contendo respostas satisfatórias sobre como foram apresentados os temas e como os mesmos agregaram no conhecimento, a partir da proposta inicial dada pelo projeto que teve desde o início o foco no ensino a partir da relação da química com atividades do cotidiano dos alunos. Considerações Finais: A realização do projeto foi bastante gratificante para todos os colaboradores dado as informações positivas e as mensagens de agradecimento dos alunos. O projeto foi bastante bem quisto pela comunidade e apresentado com grande felicidade por parte dos colaboradores, tendo um pensamento de melhorar a forma de ensinar e apresentar uma matéria como a química que nutrimos tamanho carinho. 




Palavras-chave


Contextualização; Oficinas Pedagógicas; Ensino De Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Pedro Ivo Alexandre de Castro, Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.