ECO Espaço Maker: Reutilização, Reaproveitamento E Reciclagem Dos Resíduos Eletrônicos Coletados No Município De Salgueiro-PE

Fabrício da Silva Ferreira, Augusto Coimbra Costa Pinto, Cicero Gabriel do Nascimento Souza

Resumo


Introdução: Para a construção de uma sociedade sustentável é imprescindível a prática da colaboração coletiva. Assim, algumas iniciativas que visam diminuir os impactos ambientais e que obtiveram maior êxito, em geral, envolvem ações com uso compartilhado de recursos. Atualmente, tem sido difundido um novo conceito, o “Movimento Maker" ou “cultura Maker”, como parte do aprendizado, alguns dos princípios defendidos pela cultura maker são a colaboração, a criatividade e a sustentabilidade. Objetivos: Este trabalho teve como objetivo principal a criação de um espaço virtual, por meio de vídeo aulas, para a aplicação de conceitos e práticas do Movimento Maker. Objetivou-se ainda alcançar um maior protagonismo dos indivíduos envolvidos no projeto Eco Espaço Maker, utilizando materiais oriundos de resíduos eletrônicos como matéria prima para a confecção de artesanato digital. Assim, contribuindo para o desenvolvimento dos envolvidos na sua efetiva participação no processo de criação. Metodologia: Em meio a pandemia, o projeto teve que ser executado em conformidade com os protocolos de saúde. Assim, foram criados vídeos tutoriais que detalham os procedimentos de criação dos artesanatos, seguindo as seguintes etapas: a) período de revisão e pesquisa bibliográfica; b) teste, análise e definição das ferramentas usadas para implementação do projeto; c) elaboração do roteiro de vídeos tutoriais; d) criação de peças artesanais (gravação e edição); e) divulgação dos resultados em rede social. Resultados: Os resultados foram positivos, houve o engajamento de todos os envolvidos no projeto e as metas propostas foram cumpridas. Ao final, foram um total de 10 vídeos produzidos contendo o passo a passo da confecção de diversos artesanatos. Com o compartilhamento dos vídeos no Canal do Youtube “TI Verde IF Salgueiro”, playlist #EcoEspaçoMaker, isso possibilitou ao projeto alcançar não apenas as escolas parceiras, mas um público bem maior que o esperado e bem heterogêneo. Considerações Finais: Ao final das atividades, assim como em projetos anteriores, o projeto recebeu relatos positivos de pessoas que conseguiram produzir e vender algumas peças artesanais produzidas a partir dos ensinamentos compartilhados por meio dos vídeos do canal “TI Verde IF Salgueiro”, destacando o protagonismo dos indivíduos contemplados pelo “Eco Espaço Maker” no desenvolvimento social e enfatizando o artesanato como uma alternativa para fonte de renda, além de estarem contribuindo para o meio ambiente. 


Palavras-chave


Lixo Eletrônico; Artesanato; Sustentabilidade; Movimento Maker; Cultura Maker.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Fabrício da Silva Ferreira, Augusto Coimbra Costa Pinto, Cicero Gabriel do Nascimento Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.