A Autorregulação Da Aprendizagem: Uma Proposta De Intervenção

Bruna Soares de Souza, Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira, Andressa Kelly Vieira de Souza, Bruna Daniele Mendes de Sousa, Cristiano Cavalcanti Coelho

Resumo


Introdução: A autorregulação da aprendizagem proporciona ao estudante autonomia nos estudos, quando ele se encontra em um processo de reflexão acerca do seu próprio aprendizado. Dessa forma, se torna capacitado para monitorar, estruturar e avaliar suas ações em função do desempenho escolar, acadêmico ou profissional. Os princípios da autorregulação da aprendizagem podem ser aplicados em quaisquer modalidades de ensino e é capaz de proporcionar ao estudante e docente uma melhor interação na sala de aula. Objetivos: Desempenhar a reflexão e conhecimento acerca da autoaprendizagem e autorregulação para os estudantes, de forma que estimule a importância da organização para os estudos, a fim de identificar os possíveis distratores de atenção. Metodologia: A metodologia aplicada no projeto buscou desenvolver um conhecimento significativo. Os principais recursos utilizados foram debates e oficinas, além das plataformas digitais utilizadas como Kahoot e Nuvem de palavras. Como roteiro dos encontros utilizou-se as “Cartas de Gervásio para seu umbigo", Rosário (2017), que relata a vida de um calouro e as dificuldades encontradas no início do curso. Ao final de toda carta, há um desafio proposto ao leitor e esses desafios foram solicitados aos alunos. Resultados: Com a aplicação do pré-teste, um dos questionamentos colocados foi se os alunos mantinham um alto padrão de aprendizagem, para as respostas, obteve-se 11,4% concordo totalmente, 25% concordo, 38,9% regular. Entretanto, no pós-teste, o mesmo questionamento obteve-se resultado mais uniforme, sendo 26,7% concordo totalmente, 46,7% concordo e 26,7% indeciso. Sobre a metodologia utilizada e a importância do projeto, os participantes avaliaram com 90,9% muito boa e 72,7% importante, respectivamente. Considerações Finais: Concluímos que o projeto teve tamanha influência na vida dos estudantes, visto que, relataram sobre a melhoria nos rendimentos escolares, bem como, a organização dos estudos. Deve-se destacar o impacto positivo na contribuição do projeto aos bolsistas, pois, através desse trabalho foi possível melhorar a adaptação ao Ensino Remoto e contribuir para a desenvoltura em apresentações orais.


Palavras-chave


Autorregulação; Estratégias De Aprendizagem; Desempenho Escolar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Bruna Soares de Souza, Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira, Andressa Kelly Vieira de Souza, Bruna Daniele Mendes de Sousa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.