Conscientização Sobre Uso E Manejo Sustentável De Cactáceas Junto À Comunidades Rurais Do Sertão Central Pernambucano

Carlos Gabriel de Melo Silva, Adriana de Carvalho Figueiredo Rodrigues, Alanny Barbosa Cavalcante, Majivânio Paz Rufino, Eriverton da Silva Rodrigues

Resumo


Introdução: A exploração extrativista de cactáceas no sertão central pernambucano é uma prática comum para uso na alimentação animal e humana, assim como, para fins medicinais, ornamental e paisagístico. Sabendo-se que essas plantas são importantes para o equilíbrio ambiental, entende-se que essa exploração pode levar à extinção de algumas cactáceas endêmicas do Bioma Caatinga. Objetivos: O teve como objetivo orientar comunidades rurais do Sertão Central Pernambucano sobre o uso consciente de cactáceas e o seu manejo sustentável. Metodologia: O projeto foi desenvolvido em municípios do sertão central pernambucano e teve como público alvo, comunidades rurais. Foi realizado um levantamento bibliográfico para embasar a criação de uma cartilha educativa e a produção de vídeos que abordaram conteúdos relacionados ao tema. Também com base no tema, elaborou-se um seminário sobre conscientização sobre o uso e manejo de cactáceas para ser apresentado junto às comunidades. Resultados: Os produtos educativos (cartilha e vídeos) foram compartilhados com essas comunidades, visando contribuir com informações e aumentar o conhecimento sobre o tema, o que ocorreu através de seminários e publicações em redes sociais, este último, almejando um maior alcance destes conteúdos. A interação com a comunidade mostrou-se importante, principalmente pelas trocas de conhecimento.

 Considerações Finais: O projeto contribuiu com informações, relacionadas à conservação de cactáceas da caatinga, para as comunidades rurais do sertão central pernambucano, buscando a conscientização sobre sua importância para o bioma caatinga e consequentemente para o meio ambiente. No tocante aos alunos envolvidos no projeto, as atividades oportunizaram ampliar seus conhecimentos sobre o uso e o manejo sustentável de cactáceas e estimulou a participação de atividades em grupo. 


Palavras-chave


Conservação de Cactáceas; Bioma Caatinga; Extrativismo de Plantas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Carlos Gabriel de Melo Silva, Adriana de Carvalho Figueiredo Rodrigues, Alanny Barbosa Cavalcante, Majivânio Paz Rufino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.