O Uso Das Mídias Sociais Para O Ensino Da Computação Desplugada Para Alunos Do Ensino Médio

Ademir Fernandes Silva Filho, Luis Nícolas de Amorim Trigo

Resumo


Introdução: Com o passar dos anos, novos métodos de ensino-aprendizagem surgiram. E esses métodos têm sido, cada vez mais utilizados por docentes no intuito de obter ótimos resultados dos seus alunos, passando o docente a cogitar a respeito do uso de estratégias diferenciadas. E uma das metodologias diferenciadas que é usada, é a computação desplugada. Objetivos: Promover a difusão de conhecimento da computação desplugada, por meio de palestras virtuais em mídias sociais para alunos do ensino médio. Metodologia: De início, foi feito levantamento bibliográfico para a criação de roteiros das palestras virtuais. Após a construção dos roteiros, foi feito o levantamento de recursos físicos e virtuais, para a gravação das palestras virtuais. Em seguida, as edições dos vídeos foram feitas para ajustes e inclusão de efeitos. A sequência de atividades (pesquisa-roteiro-gravação-edição) foi cíclica e, após cada ciclo, os vídeos eram apresentados para o público para promover conhecimento e engajamento. Resultados: Neste projeto foi gerado 6 palestras virtuais, disponibilizados nas plataformas digitais Youtube e Instagram, são elas: Introdução do projeto e dos temas; Apresentação do bolsista; Algoritmo de ordenação, ensinando o funcionamento de um algoritmo no computador; Redes de ordenação, ensinando conceitos básicos da Computação sem o uso do computador; Números Binários, explicando como o computador compreende e traduz as informações utilizando o sistema binário; e Diferença entre Hardware e Software. Considerações Finais: O projeto por circunstância da pandemia foi aberto ao público geral. Por efeito do grande fluxo de usuários na internet nos últimos meses de 2020, tivemos um alcance nas contas do youtube e instagram juntas, mais de 200 pessoas * que puderam usufruir do conhecimento que foi propagado através dos conteúdos postados. *Soma baseada nos números de acessos e visualizações das duas plataformas juntas. 




Palavras-chave


Ensino; Computação Desplugada; Mídias Sociais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Ademir Fernandes Silva Filho, Luis Nícolas de Amorim Trigo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.