Teatro Na Educação Infantil: Conhecendo Os Peixes Do Rio São Francisco
Resumo
Introdução: A Educação Ambiental Lúdica também se conecta com a educação ambiental vivencial. A promoção de atividades que ajudem as crianças a se apaixonarem pelo planeta Terra faz-se essencial para a manutenção dos sistemas vivos. No contexto da Educação Infantil, o conhecimento sobre as espécies de peixes nativas, endêmicas e exóticas do rio São Francisco precisa ser trabalhado de forma fácil de ser compreendido e o lúdico pode ajudar a despertar o sentimento de pertencimento das crianças. Objetivos: Criar um teatro de bonecos, como ferramenta na Educação Ambiental, para dialogar com crianças sobre a importância dos peixes do rio São Francisco. Metodologia: O teatro foi realizado em etapas: Levantamento bibliográfico sobre as espécies de peixes de maior ocorrência no Submédio São Francisco; Escolha dos peixes e escrita do roteiro teatral; Desenhar peixes e confecção de 12 fantoches; Ensaios (virtuais); Gravação do vídeo em Libras com sinais inéditos dos peixes; Montagem do cenário; Gravação, edição e publicação do vídeo no Youtube. Foi realizada a escrita e publicação de livro com atividades lúdicas (jogos, pinturas, desenhos e outros). Resultados: O teatro teve 292 visualizações. Acredita-se que a visibilidade do projeto foi ampliada em caráter nacional ou até internacional, uma vez que o teatro foi apresentado em Canal de Youtube e onde houve acesso de ouvintes e não ouvintes, cumprindo o seu papel na Educação Ambiental e na Inclusão Social, e o conhecimento de alguns peixes do rio São Francisco de forma lúdica. O livrinho foi distribuído para 226 pessoas, incluindo filhos ( 3 a 10 anos) de servidores, idosos e professores. Considerações Finais: Acredita-se que através da Educação Ambiental Lúdica (teatro, jogos, desenhos), as crianças possam aprender de forma mais prazerosa sobre a importância dos peixes do rio São Francisco, e levem esse aprendizado para a vida toda, e se tornem protetores desse nosso patrimônio.
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