Educação Ambiental Através De Projetos Ambientais: Da Teoria À Prática

Bruno Alves de Carvalho, Leila Soares Viegas Barreto Chagas, Fernando de Souza Martins

Resumo


Introdução: A educação ambiental objetivando a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão promove o ensinamento da importância de atitudes de preservação. 

Desta forma, através da execução projetos voltados para a educação ambiental de forma teórica e prática busca estimular/ conscientizar alunos da rede pública que a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos diários promovem melhoria da qualidade de vida através da preservação dos recursos existentes. Objetivos: -Executar projetos de reciclagem que apresentem alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia;   -Conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente a partir de ações diárias mediante o ensino sobre uso consciente da água;   - Estimular a mudança de atitudes através da formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais no dia a dia. Metodologia: A interdisciplinaridade entre o projeto com disciplinas e conteúdos que fazem parte da grade curricular dos alunos foi proposta para a direção de escola, bem como para os professores da mesma, para tanto a equipe executora das mesmas (autores do projeto) terão reuniões prévias com os gestores escolares. PROJETO 1: Educação ambiental e Reciclagem. PROJETO 2: Educação ambiental e Uso consciente da água. PROJETO 3: Educação ambiental e o conceito prático de sustentabilidade. Resultados: Formas de conscientizar acerca do consumo de água, avaliando a importância da água para os seres vivos,  projeto em forma de mini curso foi executado através de mini apostilas e atividades que puderam levar à reflexão o uso consciente da água e os alunos foram desafiados à utilizarem o que foi passado, foram abordadas práticas de sustentabilidade no dia a dia , do consumo consciente e de como estas práticas se fazem necessárias para a qualidade de vida desta geração e das gerações futuras. Considerações Finais: Ensinamentos sobre educação ambiental no meio escolar visam desenvolver relações sociais solidárias de respeito e comprometimento com a natureza,de forma que não se enfoque apenas na aquisição de conhecimentos científicos acerca da educação ambiental propiciar um processo de mudança de comportamento e aquisição de novos valores e conceitos convergentes à necessidade do mundo atual e suas relações com as questões sociais, econômicas e culturais, de acordo com a realidade de cada ambiente escolar. 




Palavras-chave


educação ambiental; projetos ambientais; práticas..

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Bruno Alves de Carvalho, Leila Soares Viegas Barreto Chagas, Fernando de Souza Martins

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.