Empreendedorismo E Inovação Nas Escolas: Escola Daniel Berg

Luís Gabriel do Nascimento Lima, Rosemary Barbosa de Melo, Jeane Souza da Silva, Andrea Nunes Moreira de Carvallho

Resumo


Introdução: O empreendedorismo, que sempre foi visto como um agente de transformação social, em especial para o crescimento econômico, passou a ser considerado também como um veículo que pode colaborar para o desenvolvimento sustentável. Portanto este trabalho propõe a capacitação para formação de agentes multiplicadores na formação de empreendedores Sustentáveis dando suporte a Escola Daniel Berg Aparecida através realização de oficinas e palestras sobre Empreendedorismo Sustentável. Objetivos: Criação de um Gibi para estimular os estudantes do 5º ano da escola Daniel Berg a pensarem de modo empreendedor e sustentável, com o intuito de despertar o protagonismo da juventude por meio do uso da criatividade para geração de renda Metodologia: Devido à pandemia, a Escola Daniel Berg teve as aulas suspensas, assim não havendo a possibilidade de realizar os encontros presenciais. A alternativa encontrada foi a criação de um gibi. Para realização, foi necessário fazer a capacitação do bolsista; Criação de um roteiro; Criação de imagens de forma digital, cenários, personagens, baloneamento e revisão; Apresentação à equipe do projeto; Apresentação à diretora da escola; Disponibilização do Gibi à escola de forma virtual; Relatório final. Resultados: Foi desenvolvido um gibi nomeado “Pequenos Empreendedores” com três histórias diferentes voltadas ao meio rural e adaptadas a realidade social e econômica das crianças, este foi disponibilizado à escola para que o material fosse repassado aos alunos do 5º ano. Aprovação e distribuição virtual do Gibi ficou acordado entre a diretora da escola e a coordenadora do projeto que, assim que retornarem as aulas presenciais, serão apresentadas as histórias às crianças no pátio da escola. Considerações Finais: Foi disponibilizado a Escola Daniel Berg localizada no assentamento Agua Viva 1, Petrolina Pernambuco, o Gibi denominado “Pequenos Empreendedores” com o tema voltado ao empreendedorismo e a inovação, no intuito de incentivar o protagonismo das crianças a usarem sua criatividade para geração de renda dentro da realidade econômica e social que elas estão inseridas. 


Palavras-chave


Empreendedorismo na escola; Inovação; Empreendedorismo Sustentável; Educação..

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Luís Gabriel do Nascimento Lima, Rosemary Barbosa de Melo, Jeane Souza da Silva, Andrea Nunes Moreira de Carvallho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.