Análise do projeto: Educação Ambiental nas Escolas Públicas: práticas de mobilização e sensibilização sobre a poluição sonora

Thiago José Dias Lacerda, Armando Venâncio Ferreira do Nascimento

Resumo



Introdução: A EREM Profª Maria Wilza Barros de Miranda, localizada em Petrolina-PE, apresenta relatos vinculados à poluição sonora. Por isso executou-se em 2020 o projeto extensão “Educação Ambiental nas Escolas Públicas: práticas de mobilização e sensibilização sobre a poluição sonora” para fomentar atividades direcionadas a abordagem de temas importantes para a consciência ambiental com foco na temática Poluição Sonora. E sobre o qual este trabalho faz uma análise. Objetivos: Analisar as  atividades de exposição, sensibilização e ensino realizadas na Erem Maria Wilza Barros de Miranda pelo projeto “Educação Ambiental nas escolas públicas: práticas de mobilização e sensibilização sobre a poluição sonora”. Metodologia: Para a análise das atividades deste projeto optou-se por uma avaliação  qualitativas das atividades desenvolvidas, baseando-nos no público presente nas atividades realizadas, no cumprimento do cronograma previamente estabelecido e na participação dos estudantes da escola.  Resultados: O projeto promoveu ações de exposição, investigação e sensibilização. Dessas, a primeira e a terceira, respectivamente, realizadas ao longo do projeto e totalmente através do Google Meet lograram êxito, pois mesmo diante das dificuldades presentes, conseguiu-se que uma parte expressiva do público atendido  se fizesse presente. Já as atividades de investigação foram comprometidas, pois não obteve-se valores seguros para a áreas estudadas que por fim foram investigadas apenas com aplicativos. Considerações Finais: A colaboração dos participantes na realização das atividades mostra que as metodologias adotadas alcançaram seus objetivos: fomentar o papel ativo dos alunos, na exploração dos simuladores e na utilização dos aplicativos de decibelímetro.O projeto, que buscava colaborar na formação de cidadãos críticos, capazes de se envolver em debates dentro causa ambiental , realizou com êxito atividades abertas ao público, atingindo públicos de diferentes faixas etárias, instituições e áreas.

 


Palavras-chave


Poluição sonora; educação; meio-ambiente..

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Thiago José Dias Lacerda, Armando Venâncio Ferreira do Nascimento

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.