Experimentoteca Itinerante No Ensino De Química Para Jovens E Adultos (EJA)

Luma Morgana Gomes de Castro, Geraldo Vieira de Lima Júnior, Lara Ravena Gomes de Castro, Renato de Souza Paixão

Resumo


Introdução: Um quesito para uma boa aprendizagem é a experimentação, pois fornece ao estudante uma constatação de tudo que foi visto teoricamente em suas aulas. O laboratório, sendo parte integrante da escola, é uma ferramenta de grande valor; no entanto, a realidade de algumas unidades de ensino não engloba esse local. Uma forma de contornar essa adversidade é proporcionar aos alunos aulas com materiais que podem ser transportados e encontrados com facilidade e que supram a falta das aulas em laboratório. Objetivos: Potencializar o ensino/aprendizagem expandindo o conhecimento para além da teoria, usar técnicas encontradas nos kits experimentais para enriquecer o ensino da Química, contribuir com o ensino da disciplina ajudando o discente com técnicas novas e diversas, concretizar conceitos estudados ajudando na evolução do conhecimento e transformar o conceito em concreto utilizando práticas alternativas. Auxiliar o docente a desenvolver novas metodologias na hora de trabalhar conteúdos experimentais. Metodologia: Criamos uma conta no Instagram denominada Experimentoteca Itinerante, onde eram postados os conteúdos em forma de vídeo contendo entre 10 min a 15 min, cada vídeo trazia uma explicação objetiva do conteúdo e ao final uma experimentação específica usando as caixas da experimentoteca. Através do link compartilhado na biografia do Instagram do projeto foram disponibilizadas apostilas de cada conteúdo contendo a explicação do assuntos, o roteiro de cada prática e atividade de fixação. Resultados: Chegamos a inúmeras pessoas, pois as postagens tiveram muitas visualizações e compartilhamentos, outro resultado muito importante foi o uso dos vídeos por professores como suporte para as aulas remotas. Ao todo foram 18 publicações no feed e mais de 2.700 visualizações, no link das apostilas tiveram mais 18 publicações. Além disso foi possível aprender bastante com o projeto e com a interação das pessoas que sempre respondiam e davam um feedback sobre o projeto. Considerações Finais: Foi gratificante. Recebemos mensagens positivas diariamente demonstrando o interesse de aprender algo novo. Isso, mostrou que o projeto atingiu mais que o esperado e também que mesmo chegando à vigência ele não pode parar. O projeto foi bem visto e aceito por alunos e professores e aplicado com grande empenho pela bolsista e colaboradores, tendo sempre em mente que podemos melhorar cada vez mais a experiência docente e discente com a disciplina de Química, que é de grande importância para todos. 


Palavras-chave


Experimentoteca; Extensão; Química..

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Luma Morgana Gomes de Castro, Geraldo Vieira de Lima Júnior, Lara Ravena Gomes de Castro, Renato de Souza Paixão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.