Tecnologia Assistiva: Confecção De Cadeira De Rodas Motorizada De Baixo Custo Para Trilha Ecológica

José Ilson Rodrigues de Souza, Elizângela Maria de Souza, Renata Rodrigues Da Hora, Nelson Cárdenas Olivier

Resumo



Introdução: Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba recursos, e metodologias e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social e resgate da autoestima,  cadeira de rodas motorizada permite a inclusão em atividades sociais,  como exemplo, passeios em trilhas ecológicas. Objetivos: Desenvolver cadeira de rodas motorizada utilizando materiais recicláveis e/ou de baixo custo para uso na Trilha Ecológica Inclusiva do IFSertãoPE Campus Petrolina Zona Rural. Metodologia: Foram coletados materiais do desfazimento oriundos do patrimônio do CPZR (cadeira quebrada, pés de mesas)  e comprados outros materiais de baixo custo (pneu, corrente de bicicleta, tinta).  A confecção do triciclo foi realizada na residência do bolsista no Distrito de Rajada. Toda parte mecânica foi executa e testada. Resultados: O triciclo é um protótipo diferenciado feita com materiais que estavam inutilizáveis e outros de baixo custo comprados, e foi adaptado para uso em trilhas.  Permitindo assim,  a acessibilidade de pessoas com deficiência motora,  proporcionando o direito de forma igualitária ao conhecimento sobre fauna e flora da Caatinga através da Trilha Ecológica do CPZR.  Todas as pessoas são importantes para a conservação ambiental, com ou sem deficiência, e essa importância precisa ser ressaltada. Considerações Finais: O triciclo é uma ferramenta fundamental para receber cadeirantes proporcionando acessibilidade para visitar e conhecer  a Trilha Ecológica do IFSertãoPE Campus Petrolina Zona Rural , bem como servir  como modelo para desenvolvimento outras cadeiras com o materiais recicláveis e/ou de baixo custo.

Palavras-chave


acessibilidade; cadeirante; independência; natureza; triciclo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 José Ilson Rodrigues de Souza, Elizângela Maria de Souza, Renata Rodrigues Da Hora, Nelson Cárdenas Olivier

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.