Cientista Mirim: Desvendando A Ciência A Partir Da Investigação

Maria Cicera Da Silva, Dayany Vieira Braga Teixeira, Aureiza Cavalcante Varjao, Samuel Bezerra Alves

Resumo


Introdução: Os fenômenos da natureza e as tecnologias fazem parte do cotidiano infantil, mesmo antes da vida escolar. Dessa forma a curiosidade e interesse pela ciência inicia ainda na infância. Uma das formas de possibilitar uma aprendizagem que desperte a curiosidade, saberes e interesse pelas ciências é através da investigação. O ensino de ciências através da investigação permite às crianças a produção do seu conhecimento por meio da interação entre pensar, sentir e fazer. Objetivos: Despertar nas crianças o interesse e curiosidade em compreender os fenômenos científicos, através de atividades investigativas que favoreçam o desenvolvimento da curiosidade, criatividade e autonomia. Metodologia: O projeto consistiu em realizar atividades de ciências, de forma online, com enfoque na física, para crianças das series iniciais do ensino fundamental,  utilizando como estratégia didática a investigação.  Através das atividades, as crianças foram instigadas  a investigarem situações do cotidiano, despertando o interesse e curiosidade em compreender como os fenômenos científicos acontecem, a partir das etapas: Questionamento, Construção de hipóteses, Experimentação, Registro e comunicação. Resultados: Diante de todos os obstáculos enfrentados devido à pandemia, a realização do projeto foi satisfatória, sendo que, os objetivos pretendidos foram alcançados. Mesmo de forma remota, foi possível utilizar o ensino investigativo para o aprendizado de ciências, sendo então observado que muitas crianças possuem dúvidas e curiosidades sobre fenômenos e o quanto isso precisa ser instigado, durante a realização do projeto foi possível sanar algumas dessas inúmeras curiosidades e dúvidas. Considerações Finais: O método investigativo nos auxiliou no desenvolvimento de habilidades enriquecedoras para as crianças, sendo elas, autonomia, ação e argumentação. 


Palavras-chave


Ciência, Criança, Investigação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Maria Cicera Da Silva, Dayany Vieira Braga Teixeira, Aureiza Cavalcante Varjao, Samuel Bezerra Alves

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.