Cultura Digital Para Crianças E Jovens: Uma Proposta De Construção De Identidade Em Ambientes Massivos De Comunicação

Fernanda de Melo Reis, Fábio Cristiano Souza Oliveira, Renata Silva

Resumo


Introdução: Com avanços técnicos e científicos o século XXI se destaca por possuir tecnologias e mídias modernas capazes de revolucionar o modo como as pessoas vivem e se relacionam. Nesse contexto, crianças e adolescentes apresentam cada vez mais naturalidade para as questões tecnológicas, através do entretenimento, conhecimento e criação de suas próprias histórias, se tornando cada vez mais autônomos no meio digital. Objetivos: Desse modo, esse projeto objetiva a oferta do estímulo de habilidades para promover a inclusão e a constituição da Cultura Digital, por meio da construção de identidade em ambientes massivos de comunicação. Metodologia: Para tanto, se propôs a oferta de um curso FIC intitulado "Digital Influencer" para crianças e jovens da comunidade local de Petrolina, com o objetivo de oportunizar o protagonismo e fluência digital, no uso do conhecimento computacional de forma contextualizada para crianças e jovens, unindo as regras de comunicação em ambiente digital, com o uso de forma responsável e ética, objetivando a produção de conteúdos capazes de contribuir para o pleno desenvolvimento do indivíduo em sociedade. Resultados: Essa proposta teve abordagens de ensino que procuraram estimular habilidades intelectuais nos alunos, como criatividade, inventividade e sistematização do pensamento na produção de conteúdos digitais, onde desse modo, também pôde contribuir para a inclusão tecnológica dos discentes. Para tanto, ao fim do projeto foram contemplados com o curso cerca de 14 alunos da comunidade local de Petrolina. Considerações Finais: Durante a execução do projeto, foi observado que pelo fato do curso ter um carácter técnico, alguns alunos apresentaram dificuldade no manuseio de algumas ferramentas para produzir as missões das aulas. Para tanto, através do curso de extensão foi possível estimular habilidades da Cultura digital, bem como a produção de conteúdos de forma consciente e ética, como também puderam contribuir de forma positiva tanto para os educandos quanto para a comunidade.

Palavras-chave


Mídias; Educação; Criação de conteúdos;.

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