Mostra Itinerante Pro Caboco Vê - Levando Educação Patrimonial A Cidade De Salgueiro

Francimario Thiago Souza de Sá, Márcia Farias de Oliveira e Sá, Pedro Arley de Brito, Luciana Silveira Lacerda

Resumo



Introdução: Conhecer de perto a riqueza do patrimônio histórico e arquitetônico de um município faz perceber as imbricações da história local com a história do mundo. Na busca pelo patrimônio edificado percebe-se as pessoas, as relações de poder estabelecidas, os usos e ocupações dos espaços. A memória do sertão está diante dos olhos, por trás do aglomerado de pedra, tijolo e cal, existem histórias não ouvidas daqueles que construíram monumentos e vidas numa região árida, no entanto rica de possibilidades. Objetivos: A Mostra Itinerante “Pro caboco vê” tem como objetivo levar a população a reconhecer, se apropriar e valorizar as particularidades da herança cultural que constitui a região, sensibilizando para a importância da preservação do Patrimônio, fortalecendo a identidade cultural, individual e coletiva dos cidadãos Metodologia: Exposições Itinerantes:  Não aconteceu devido a pandemia. Oficinas culturais: São atividades lúdicas, dinâmicas e de caráter interdisciplinar, de modo a sensibilizar os participantes, sejam eles os monitores, a comunidade escolar ou a comunidade externa, para a importância da preservação da memória da cidade.  Resultados: Foram 214 inscrições de Pessoas de todas as regiões do país é também do exterior. Foi assegurado que os alunos tanto do município quanto a comunidade externa de outras regiões, portassem acesso a todo o curso. Obtivemos êxito ao utilizar atividades que proporcionaram a reflexão, conhecimento, consciência crítica é interação entre os mesmos.  Considerações Finais: interação muito positiva do público ao modelo  remoto. este projeto foi muito importante para o meu conhecimento é aprofundamento no tema, porque permitiu-me compreender melhor algumas informações sobre a cidade na qual resido, é também  pude trocar  conheçimentos e saberes com os alunos.


Palavras-chave


educação patrimonial, cultura sertaneja, memória e preservação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Francimario Thiago Souza de Sá, Márcia Farias de Oliveira e Sá, Pedro Arley de Brito, Luciana Silveira Lacerda

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.