Diálogo e Ludicidade: Uma forma de lidar com os problemas

Klésio Ravel dos Santos, Luzanilde Oliveira Aguiar, Willianny de Souza Silva

Resumo


Introdução: Atualmente, a saúde mental tem sido um tema em constante debate que traz indícios do quanto o psicoemocional humano está cada vez mais comprometido e fragilizado por inúmeros fatores, dentre eles, depressão, automutilação, transtornos mentais, falta de acompanhamento e acolhimento no âmbito acadêmico e familiar, e até mesmo o uso de drogas ilícitas. Diante dessa constatação, propôs-se a realização do projeto com os discentes do Ensino Médio e Superior do IFSertãoPE e demais instituições. Objetivos: O projeto objetiva auxiliar alunos do Ensino Médio e Superior provenientes de diversas instituições de ensino, na compreensão de muitas questões relativas ao universo psicoemocional humano e da saúde mental, contribuindo para a minimização das fragilidades no que diz respeito à forma de lidar consigo mesmo e com as limitações emocionais. Metodologia: O método adotado no desenvolvimento do projeto possui abordagem qualitativa através do diálogo com convidados da área de Psicologia e Saúde a fim de discutir  temáticas como a ansiedade, depressão, transtornos de humor e personalidade, uso de drogas lícitas e ilícitas e bullying e, mesas redondas ministradas pelos bolsistas promovendo a participação dos envolvidos, através da ludicidade proporcionando um ambiente descontraído e acolhedor, mesmo diante do atual cenário de pandemia. Resultados: Os estudantes se mostraram receosos em interagir no primeiro encontro, porém, no decorrer, entendendo a proposta do projeto, sentiram-se mais seguros em compartilhar experiências e dúvidas. Portanto, os resultados parciais evidenciam que a maioria destes, avaliam o referido projeto como necessário, já que as temáticas discutidas trazem esclarecimentos e indicações que podem fortalecer a saúde mental, motivando a interação e o relato de suas experiências, bem como dos familiares e amigos. Considerações Finais: O projeto em questão tem contribuído de forma significativa na reflexão dos discentes quanto ao seu psicoemocional e sua saúde mental, favorecendo para a minimização das fragilidades e a compreensão das maneiras de lidar com emoções negativas e positivas. 




Palavras-chave


diálogo; ludicidade; psicoemocional; saúde mental.

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