Criação Abrigo Para Abelhas Solitárias Como Ferramenta De Educação Sócio Ambiental E Preservação De Polinizadores Nativos No Meliponário Didático.

Clédison Silva Xavier, Thais Thatiane dos Santos Souza, Elizangela Maria de Souza, Carla Samantha Rodrigues Silva Valerio, Daniel Ferreira Amaral

Resumo


Introdução: As abelhas estão distribuídas em mais de 20 mil espécies no mundo e podem ser classificadas em indivíduos sociais (5%), que constroem colônias e solitárias (85%) que vivem em ninhos individuais, sem a ajuda de outras abelhas (MICHENER, 2000; LOYOLA e MARTINS, 2006). Porém, é notória o declínio da população das abelhas que vivem em comunidade ou as solitárias, estando associados a prejuízos na produção de alimentos mundial. Objetivos: Promover a implantação do abrigo para abelhas solitárias e a manutenção e multiplicação de colônias de abelhas nativas sem ferrão. Utilizar o abrigo para as abelhas solitárias, o meliponario, e o jardim sensorial como ferramenta didática para a educação ambiental e inclusão de pessoas com necessidades específicas através da percepção sensorial, aguçar os sentidos e a curiosidade em aprender sobre as plantas melíferas e as abelhas nativas. Metodologia: Manutenção do jardim sensorial e produção e introdução de outras mudas de plantas nativas com potencial para a meliponicultura, em parceria com a “trilha ecológica”. Implantação do abrigo para abelhas solitárias, criação de abrigo com orifícios para as abelhas construírem seus ninhos, utilizando materiais como pedaços de madeira com buracos perfurados (8 a 25 cm de profundidade), tubos de bambu com uma das extremidades fechadas, cabaças, cerâmicas e blocos de construção de concreto aerado. Resultados: Implantação de um abrigo para abelhas solitária, melhoria da estrutura física do setor,atendimento à comunidade interna e externa com e/ou sem necessidades específicas, multiplicação e aquisição de novos enxames de abelhas sem ferrão,conscientização da importância da preservação das abelhas e plantas nativasManutenção do jardim sensorial, divulgação através de visitas expositivas, aulas prática, confecção e distribuição de cartilhas e panfletos para a comunidade e órgãos acadêmicos. Considerações Finais: A implantação do abrigo para as abelhas solitárias é de grande importância, isso por se tratar de um local onde as abelhas fazem seus ninhos e as utiliza como local de moradia. A melhoria da estrutura física ira permitir a melhor acomodação tanto para os visitantes como para as abelhas sem ferrão. A aquisição de novos enxames vai permitir conhecer melhor as espécies nativas da nossa região e também haverá a multiplicação de novos enxames para o meliponário do Campus Petrolina Zona Rural. 


Palavras-chave


Hotel de abelhas; Meliponineos; meliponario

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Clédison Silva Xavier, Thais Thatiane dos Santos Souza, Elizangela Maria de Souza, Carla Samantha Rodrigues Silva Valerio

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.