Libras Na Saúde: Fator Essencial No Atendimento Acessível Ao Surdo E Na Formação De Profissionais De Saúde

Álvaro Lucas Barbosa Ferreira, Ana Paula Cândido de Sousa, Marlha Laiane de Brito Assunção, Geilane Mirelle de Carvalho Costa, João Vitor Genovez dos Santos

Resumo


Introdução: Os surdos têm direito à informação, a educação e a saúde respeitando a língua que utilizam

para se comunicar, e esses direitos são garantidos por meio da Lei 10. 436/ 2002 e pelo Decreto 5.626/ 2005. Este projeto visa promover ações de capacitação, encontros e estratégias de atendimento adequado para conscientizar os profissionais da saúde acerca das especificidades dos surdos na melhoria da qualidade de vida, bem como atenção e atendimento acessível em Libras.

 Objetivos: Promover acessibilidade linguística para a comunidade surda, despertando nos profissionais da saúde o interesse para o aprendizado da Libras e pelo atendimento adequado, por meio de capacitação e ações contribuindo para a acessibilidade no atendimento e melhoria na qualidade de vida das pessoas surdas. Metodologia: Ações e simulações de atendimento a pacientes surdos. Abordagens de aspectos linguísticos, sociais e culturais relacionados à pessoa surda. Atividades práticas como dinâmicas, diálogos e conversações. Produção de materiais com sinais referentes à saúde. As ações do projeto são desenvolvidas para profissionais de saúde e comunidade surda local onde os envolvidos possam adquirir conhecimento em língua de sinais, fomentar o respeito à diferença linguística para um atendimento adequado e digno. Resultados: Os resultados possibilitaram formação de profissionais para atendimento acessível em Libras, difusão da língua de sinais, informações para famílias de pessoas com surdas sobre o direito à saúde, incentivo a importância da comunicação para a melhoria do convívio familiar de modo a não prestar assistencialismos, mas sim evidenciar os direitos já conquistados pela população surda e assim termos cada vez mais profissionais acessíveis e melhoria na qualidade de vida da comunidade surda local. Considerações Finais: Considerando o projeto relevante podendo ser estendido para as cidades vizinhas, sendo o projeto pioneiro na região, falta de ações inclusivas e profissionais da saúde com conhecimento sobre a Libras, julga -se necessária a ação sendo importante contribuição para a comunidade surda local e para a cidade na construção de uma sociedade acessível, promovendo a inclusão social e garantindo um atendimento adequado às pessoas surdas. 


Palavras-chave


Libras; Surdos; Profissionais da Saúde; Atendimento acessível.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Álvaro Lucas Barbosa Ferreira, Ana Paula Cândido de Sousa, Marlha Laiane de Brito Assunção, Geilane Mirelle de Carvalho Costa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.