Feminismos Afrodiaspóricos: Debatendo O Entrecruzamento De Gênero E Relações Étnico-Raciais Na Construção De Uma Sociedade Antirracista E Anticisheteropatriarcal (Afrofem)

Luana Ramony da Silva Lisboa, Marília Passos Apoliano Gomes, Amanda de Medeiros Lima, Fabiana Ana da Silva Mendes, Thaynnara Kirlianne Augusto Alves

Resumo


Introdução: Os temas gênero e raça/etnia são de suma importância para a efetivação de uma coletividade justa na contemporaneidade. Visto isso, e diante das demandas apresentadas no Campus Floresta, este projeto dispõe de ciclos de debates interdisciplinares que buscam tematizar as matrizes opressoras, racista e sexista da sociedade brasileira, através de encontros temáticos online. Ademais, o projeto tem tido seu alcance amplificado em um espaço mais dialógico através do Instagram (@afrofemdi). Objetivos: O projeto tem como objetivo geral: Fornecer ferramentas teórico-metodológicas para possibilitar o pensamento crítico acerca do empoderamento nos feminismos afrodiaspóricos. E especifica-se em: 1) Propiciar um espaço de diálogo e definição coletiva de novos lugares na luta contra o racismo e patriarcado. 2) Desconstruir estereótipos sobre a imagem da negritude e seus elementos culturais; 3) Refletir sobre o caráter político e relacional do conceito de raça e dos feminismos afrodiaspóricos. Metodologia: São realizados quinzenalmente encontros temáticos, mediados pelas coordenadoras e bolsista, no formato online com a comunidade escolar para discutir textos que priorizem a problematização do feminismo negro com a intersecção raça e gênero. Através das redes sociais são divulgados a programação das atividades, bem como textos e vídeos referentes aos temas debatidos, no intuito de amplificar o debate e a questão da construção de uma sociedade antirracista e anticisheteropatriarcal.  Resultados: Entre abril e julho/21, foram realizados 5 encontros temáticos, envolvendo a participação de cerca de 30 pessoas, sendo 60,7% mulheres, 57,1% de estudantes do IF, 57,1% jovens entre 17 e 19 anos, e a maioria dos participantes oriundos de Floresta e Petrolândia. Foram discutidas obras de Djamila Ribeiro, Carla Akotirene e Sílvio Almeida. Além dos encontros, há alcance mais amplo atingido pela página do projeto no Instagram (Afrofem), que promove publicações visualizadas pelo público em geral. Considerações Finais: Através dos encontros e publicações na página do projeto no Instagram (@afrofemdi),  observou-se o  entusiasmo dos participantes em contribuir com as discussões, refletir sobre suas experiências e propor melhorias no seu entorno. Assim, cumpre-se a proposta de intervenção social do projeto, estimulando o senso crítico e contestador, essencialmente dos estudantes, na construção de uma sociedade antirracista e anticisheteropatriarcal.

Palavras-chave


Raça; Gênero; Interseccionalidade; Direitos Humanos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Luana Ramony da Silva Lisboa, Marília Passos Apoliano Gomes, Amanda de Medeiros Lima, Fabiana Ana da Silva Mendes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.