Hortas Verticais Com Uso De Material Reciclado

Manuela Miranda Morgado, Flávia Cartaxo Ramalho Vilar, Adelmo Carvalho Santana, Mateus Jacinto Da Silva

Resumo


Introdução: Uma grande preocupação da humanidade hoje é com os resíduos sólidos produzidos em alta escala, por uma geração tecnológica. Esses produtos são descartados de forma inadequada, e por possuir características físicas e químicas complexas, dificulta sua decomposição e aumenta sua contaminação no meio ambiente. Uma ótima aplicação para o uso desses resíduos sólidos domésticos é o cultivo orgânico de olerícolas e medicinais em hortas verticais. Objetivos: Diante disso o objetivo desse trabalho foi instalar uma horta orgânica vertical com material reciclado (garrafas pets e paletes) em espaço minimizado, visando gerar uma alternativa de saúde e alimentação, bem como um modelo na educação ambiental para os alunos e comunidade. Metodologia: A construção da horta vertical foi de forma participativa, onde os envolvidos construíram todas as etapas desde a escolha da área até a seleção das espécies cultivadas. Utilizando os matérias reciclados como garrafas pets, cano PVC e estacas foram montados os modelos com os matérias selecionados. Resultados: Devido à pandemia provocada pelo Covid-19 e aos decretos municipal, estadual e federal, bem como as normas do Comitê de Biossegurança, o projeto foi adequado. Foram confeccionados três protótipos instalados no Horto Medicinal Botânico do IF SERTÃO PE – Campus Petrolina Zona Rural. Nesses protótipos foram cultivadas plantas olerícolas e medicinais, essas hortas verticais serão utilizadas como material didático na educação ambiental. Considerações Finais: Espera-se com a produção dessas hortas verticais com o uso de material reciclado seja um recurso importante para proporcionar uma produção mais sustentável de alimentos de qualidade, garantindo desta forma maiores benefícios para a saúde humana e o meio ambiente. 


Palavras-chave


Garrafas; Medicinal; Olerícolas; Orgânico; Plantas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Manuela Miranda Morgado, Flávia Cartaxo Ramalho Vilar, Adelmo Carvalho Santana, Mateus Jacinto Da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.