“IF Cast – Sertão PE”: Produção E Difusão De Conteúdos Pelo Formato De Mídia Podcast

Elias Gláucio de Souza Ferreira, André Ricardo Dias-Santos, Ludwig de Lima Nunes, João Davi Souza Nascimento

Resumo


Introdução: O projeto  de extensão é um desdobramento do projeto PibicJr desenvolvido em 2019 e 2020. Como extensão, utilizamos a mídia de formato “Podcast” para produzir conteúdos de relevância para o público discente e para a comunidade externa. Participam do projeto alunos do EMI do Campus Petrolina e um discente da Univasf. Pesquisamos e discutimos os conteúdos tendo como principal objetivo a construção de um meio de comunicação alternativo ao padrão midiático hegemônico. Objetivos: O projeto tem por principal objetivo o incentivo à difusão de saberes produzidos pelos próprios discentes, subsidiados e orientados pela Instituição. Através da plataforma utilizada, temos por objetivo discutir problemáticas atuais no campo do comportamento,  do conhecimento científico, da cultura, da tecnologia e das relações interpessoais. Metodologia: A produção de conteúdos consistiu na discussão dos temas propostos em reuniões entre a equipe, no fechamento de uma pauta, na gravação da mídia com duração e periodicidade flexíveis, contando com diversas participações a cada episódio.  Nossa intervenção extensionista se deu exatamente pela difusão dos nossos programas para o público ouvinte. Os programas foram difundidos pela WEB através de plataformas disponíveis de uso livre e gratuito, sendo o @spotify a plataforma utilizada atualmente. Resultados: Na vigência do projeto, produzimos um número de 05 programas com duração de 30 a 60 min. Pelas estatísticas da plataforma @Spotify, nossos episódios tiveram audiências nacional e de outros países. Desta forma, produzimos conteúdos que puderam ser acompanhados regularmente na duração do projeto.  Também esperamos contribuir na formação dos alunos envolvidos pelas dimensões teórica e prática. Discutimos temas em torno de temáticas relacionadas à História,  Comportamento,  Ciências e Educação. Considerações Finais: O projeto foi avaliado durante toda sua execução. Foram produzidos relatórios considerando os programas, seus temas e difusão. Os conteúdos foram veiculados pelo formato do tipo acesso gratuito, possibilitando alcance irrestrito. Com a iniciativa, pudemos criar uma nova experiência extensionista com o uso do PodCast e inovar no plano acadêmico e institucional com a produção de uma nova ferramenta de conhecimento e uma nova prática no campo da aprendizagem e da inserção na comunidade externa. 


Palavras-chave


PodCast; Aprendizagem; Extensão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Elias Gláucio de Souza Ferreira, André Ricardo Dias-Santos, Ludwig de Lima Nunes, João Davi Souza Nascimento

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.