Meu Amigo No If: Projeto De Divulgação Do Campus Serra Talhada Em Escolas Do Município E Cidades Circunvinhas

Emily Carvalho Barbosa Ângelo Sousa, Vanessa Nóbrega da Silva, Sâmara Carvalho Diniz

Resumo


Introdução: Diante do pouco acesso às informações ou tê-las de maneira incompleta, são fatores que dificultam a realização das inscrições no processo seletivo, logo o projeto Meu Amigo no IF, fornece as informações que os alunos/pais/responsáveis necessitam para que possa analisar a possibilidade de ingressar na instituição. 

Nesse sentido, o projeto objetiva captar alunos tanto no nível médio e técnico para fazer parte do corpo discente, tendo para isso o processo de divulgação como elemento basilar. Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar informações acerca da divulgação para o processo seletivo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Serra Talhada, na cidade em que ele está instalado e em sua vizinhança, informando sobre a Instituição. Metodologia: Baseou-se em levantamento de cunho qualitativo, quantitativo e descritivo, do tipo pesquisa de campo, levantando os números de alunos visitados nas escolas que ofertam o ensino até o nono ano, bem como passar informações aos candidatos sobre as datas de inscrições, documentação necessária, cursos ofertados dentre outras informações pertinentes . Resultados: No contexto pandêmico, a tecnologia foi uma solução para divulgação do projeto, através da construção do site e sua divulgação. O site foi separado em 9 páginas (inicial; o PS, Cursos, Estrutura, Eventos/Visitas Técnicas, Assistência ao Aluno, Projetos, Aprovações e Dúvidas Frequentes). A divulgação foi feita pelas redes sociais conseguindo um total de 69 acessos, sendo 43,5% interessados em ingressar na instituição tendo ainda que 73,9% dos acessos desejam receber informações sobre o PS. Considerações Finais: A meta era aumentar em 15% as inscrições do PS 2022, visto que no PS de 2021 houve 258 inscrições concluídas para 248 vagas ofertadas nos cursos de Ensino Médio Integrado, PROEJA e Subsequente. Nesse caso, o objetivo é que esse processo seletivo tenham pelo menos 39 inscritos a mais que o anterior, totalizando 297, mas esse objetivo só pode ser confirmado caso haja renovação do edital até o mês de dezembro, quando se encerra o PS. 


Palavras-chave


meu amigo no IF; processo seletivo; inscrições.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Emily Carvalho Barbosa Ângelo Sousa, Vanessa Nóbrega da Silva, Sâmara Carvalho Diniz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.