Navegando Nas Redes Sociais Digitais Da Educação Ambiental

Andrielly de Moura Gomes, Maria da Conceição Martins Ribeiro, Maria Inácio da Silva

Resumo



Introdução: Haja vista a atual mudança de rotina perante a pandemia da COVID-19, cada dia mais as pessoas tornaram-se conectadas as redes digitais, fazendo com que a internet tenha papel fundamental como  veículo de informação e educação. Consequentemente, há o aumento na geração de resíduos sólidos, devido o crescente  consumo de materiais descartáveis prejudicando, gradativamente, o meio ambiente. A mídia traz essa problemática à tona e visibilidade a temas como sustentabilidade e educação ambiental. Objetivos: Este trabalho tem por objetivo conscientizar internautas por meio de postagens em redes sociais com ênfase em educação ambiental com temas relacionados com o meio ambiente, ofertando palestras, oficinas e confecções de objetos artesanais com material alternativo com o objetivo de conscientizar a comunidade virtual sobre a importância da preservação ambiental, formando assim  multiplicadores e cidadãos conscientizados. Metodologia: Todo material  produzido continha dicas de sustentabilidade, de educação ambiental e de artesanato sustentável reutilizando materiais alternativos, como garrafa PET, CD’s, entre outros. Para edição dos vídeos, utilizou-se os aplicativos inshot e  capcut. Ferramentas do Instagram como insights, índices de atividades e edições para aquisição de dados. Todo material audiovisual foi publicado semanalmente no espaço digital @foco_educacaoambiental.

 Resultados: Em cinco meses de atuação no Instagram, foram registrados 143 seguidores, sendo 63,4% do sexo masculino e 36,6% do sexo feminino, com  faixa etária entre 13 e 64 anos de idade, tendo um total de 54 postagens em formato de imagens gráficas, fotos e vídeos, com confecção de objetos com artesanato sustentável e palestras. Nesse período verificou-se um crescimento de 20% com os feeds, 25% com IGTVS e 55% com os vídeos dos Reels que alcançaram cerca de 4.800 novas contas. Considerações Finais: Conclui-se que o uso das redes sociais como meio educativo é assertivo, levando os internautas a um reflexão sobre as questões ambientais, sendo o mesmo indispensável na propagação de informações como a deste presente trabalho. Este estudo evidenciou a importância de se levar conhecimento a comunidade e desenvolve-lo de forma didática, objetiva e atrativa ao público.


Palavras-chave


Educação ambiental; pandemia da COVID-19; artesanato sustentável; redes sociais; tecnologias digitais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Andrielly de Moura Gomes, Maria da Conceição Martins Ribeiro, Maria Inácio da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.