Arrecadação, Coleta, Acondicionamento E Triagem De Lixo Eletrônico Nos Estabelecimentos Públicos E Privados Do Município De Salgueiro-PE.

Vinicio Eufrazio Pereira Da Silva, Augusto Coimbra Costa Pinto, Fabricio da Silva Ferreira

Resumo


Introdução: Com o avanço na tecnologia e o consumismo desenfreado de bens e serviços associados a produtos eletrônicos, houve também uma aceleração no processo de obsolescência dos equipamentos, causando uma grande quantidade de resíduos eletrônicos em desuso e acabam sendo armazenados e/ou descartados de forma inadequada. O Brasil é um dos grandes produtores desses resíduos, bem como da sua má disposição na natureza, podendo causar sérios impactos ambientais. Objetivos: Este projeto de extensão tem como como temática a gestão dos resíduos eletrônicos no município de Salgueiro-PE, com o objetivo contactar empresas dos setores públicos e privados para a realização da coleta desses resíduos eletrônicos. Esta ação possibilita a realização e análise do material coletado para a sua correta destinação, assim, passando pela triagem e destinação correta. Esperou-se com estas ações a contribuição para a prática de hábitos ambientalmente saudáveis. Metodologia: Esta proposta de projeto de extensão baseou-se em três linhas de ação: a) incentivo ao consumo consciente; b) campanha de coleta de resíduos eletrônicos; c) triagem e destinação dos materiais coletados. O projeto operou da seguinte maneira: 1) contato com empresas públicas e privadas para apresentação do projeto e firmar parceria; 2) visita às instituições para a coleta de materiais eletrônicos em desuso; 3) triagem do material coletado; 4) destinação correta. Resultados: Durante a execução do projeto, 15 empresas foram contactadas. Ao todo foram recolhidos mais de 12 tipos de equipamentos diferentes, exemplo: gabinetes, impressoras, placas, dentre outros. A partir dos materiais coletados, foi possível montar computadores para uso em aulas práticas (remota) na disciplina de MMC, destinado aos alunos do IF sertão campus Salgueiro. Os demais equipamentos foram destinados para projetos de reciclagem e para empresas que fazem a gestão correta desse tipo de material. Considerações Finais: Esse projeto é de suma importância para época que vivemos, com um alto consumismo de tecnologia. Desde o inicio da pandemia o uso desses equipamentos só aumentou e com isso sua obsolescência também. Os objetivos propostos foram alcançados, e por isso, sugere-se a continuidade desse projeto tão importante para a comunidade e para o mundo em geral, a luta é por todos, e o IF Sertão também não pode deixar de cumprir sua missão, contribuindo para o bem da comunidade atual e para as gerações futuras. 


Palavras-chave


lixo eletrônico; informática; sustentabilidade; coleta.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Vinicio Eufrazio Pereira Da Silva, Augusto Coimbra Costa Pinto, Fabricio da Silva Ferreira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.