Práticas de Educação Ambiental e Poluição Sonora

Izadora Gomes de Souza, Armando Ferreira Do Nascimento, Thiago José Dias Lacerda, Projeto Escola Verde

Resumo


Introdução: A educação ambiental impacta na difusão de valores fundamentais para o enfrentamento das questões da vida através da formação de sujeitos críticos. Tratar de poluição sonora é tratar de saúde, meio ambiente e qualidade de vida do homem e meio numa relação de prejuízo direto para ambas as partes. Dos Santos Narciso (2009), justifica educar para a conscientização ambiental como forma de fazer a população refletir sobre como seus hábitos e costumes interferem na qualidade de vida presente e futura. Objetivos: Proporcionar atividades de exposição, mobilização, sensibilização e ensino na comunidade escolar, a fim de desenvolver interdisciplinarmente a educação ambiental, abordando temas pertinentes à realidade local e a sociedade contemporânea, destacando-se, neste processo, a poluição sonora, com a participação de profissionais e acadêmicos de variadas áreas do conhecimento. Metodologia: Alguns membros do Programa Escola Verde sensibilizarão através de palestras e oficinas a comunidade escolar. As palestras e oficinas correrão em forma de vídeos e reuniões virtuais devido as medidas sanitárias. Na investigação adota-se o uso de decibelímetro e aplicativos que o simulam. Os alunos farão a investigação e os resultados serão analisados e comparados aos padrões acústico da ABNT e OMS, divulgando enfim aos alunos. Para a oficina, será utilizado o kit-basic Arduino e sensores de som. Resultados: Alguns membros do Programa Escola Verde sensibilizaram a comunidade escolar através de palestras virtuais. Na investigação usou-se o decibelímetro e aplicativos para os alunos fazerem a investigação. Os resultados foram analisados e comparados aos padrões da ABNT e OMS, e depois divulgados para os alunos. Alguns resultados foram alarmantes e outros conforme o esperado. A oficina de eletrônica pode ocorrer presencialmente e teve a interação dos alunos com o kit-basic Arduino e sensores de som. Considerações Finais: Notou-se um bom desempenho dos alunos que se deve a metodologia adotada ao houver uma constante participação dos alunos, somadas a devolução das atividades propostas. O projeto de extensão obteve êxito ao agregar na formação de cidadãos críticos e atingir diferentes públicos de diferentes faixas etárias instituições e áreas. Muito além de abordar a poluição sonora, o objetivo principal foi desenvolver a educação ambiental para que todos contribuam para um mundo melhor visando a sustentabilidade. 


Palavras-chave


Educação Ambiental; Poluição Sonora; Sustentabilidade

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