Prospecção e Capacitação de Jovens da Educação Média para Preparo e Conservação de Alimentos frente a Pandemia do COVID-19

Isaqueline Joplin Gonçalves Amorin, Arão Cardoso Viana, Geuzeli Bispo de Sousa

Resumo


Introdução: A educação para a saúde deve se iniciar desde a educação Infantil visto que a alimentação contribui no desenvolvimento da criança tanto na escola como na sociedade, influenciando na formação da personalidade e na sua alimentação. Em meio a pandemia da covid-19, surge a preocupação da transmissão através da superfície dos alimentos, objetos, bancadas, utensílios e embalagens manipulados por alguém com a doença, atitudes do nosso dia-a-dia que podem contaminação, devido a falta de conhecimento. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo conscientizar e reforçar alunos de escolas públicas sobre ações de boas práticas de manipulação de alimentos nas escolas, a fim de reduzir a transmissão direta e indireta de doenças, como a covid-19 Metodologia: A pesquisa foi realizada com os alunos do 3º ano da escola EREM Antônio Padilha. Foi elaborado questionário com perguntas objetivas sobre o conhecimento sobre a transmissão do COVID-19 pelos alimentos e noções sobre doenças pelos alimentos. Após questionários realizados via plataforma G. forms, os dados foram tabulados e direcionado para construção de curso online. Foi realizado treinamento via Plataforma G. meet para treinamento sobre os cuidados na compra, preparo e consumo dos alimentos. Resultados: Foram entrevistadas 85 pessoas, sendo observado que 67,1 % das pessoas afirmaram que os alimentos podem ser fonte de transmissão do COVID-19. Também foi observado que 89,4 % das pessoas acreditam que sempre deve higienizar as mãos com sabão e outra substância sanitizante para evitar contaminação. Com os dados da entrevista, foi realizado curso on line abordando os cuidados para evitar contaminação, principalmente das embalagens, transporte e recebimento das mesmas antes do consumo. Considerações Finais: Através do trabalho realizado, foi possível verificar que os participantes da pesquisa já possuíam conhecimento prévio sobre as medidas para evitar a contaminação pelo COVID-19, sendo também abordados outros pontos desde o preparo, transporte e consumo do alimento. Para finalização do projeto, será realizado treinamento da escola participante da pesquisa. 


Palavras-chave


Contaminação; Vírus; Treinamento; Escola.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Isaqueline Joplin Gonçalves Amorin, Arão Cardoso Viana, Geuzeli Bispo de Sousa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.