Ensino Remoto De Órgão Eletrônico No Estágio Supervisionado: Um Relato De Experiência.

Nayany da Silva de Morais, Adelson Aparecido Scotti

Resumo


Introdução: Este resumo relata as experiências vividas no Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Música do Campus Petrolina-PE, realizado no período de maio a junho de 2021, na igreja Congregação Cristã no Brasil (CCB), localizada na cidade de Petrolina-PE. O público alvo foram quatro alunas aprendizes de órgão eletrônico, com faixa etária de 13 e 23 anos, em aulas individuais, nas modalidades síncrona e assíncrona, através dos aplicativos Google Meet e Google Classroom. Objetivos: Os objetivos das aulas foram de desenvolver o ensino do instrumento órgão eletrônico remotamente com auxílio de plataformas digitais de ensino-aprendizagem; trabalhar conteúdos referentes à postura e posição das mãos no instrumento; praticar  recursos de dedilhado; articular a teoria musical aplicada à prática do instrumento; analisar as partituras estudadas; executar Estudos para órgão eletrônico aplicados ao Hinário volume 1, (CCB, 2020) e hinos do Hinário 5ªed (CCB, 2012). Metodologia: As aulas eram duas vezes por semana, com duração de 60 minutos cada encontro. Para as aulas expositivas foram elaborados slides sobre os conteúdos musicais, que foram apresentados no Meet. Para aperfeiçoar o que tinha sido visto nas aulas foram  elaborados formulários online na plataforma Google Forms com questões teóricas. Foram também utilizados jogos musicais digitais e recursos do Classroom. Para a realização das análises das partituras, foi utilizada a ferramenta Microsoft Edge. Resultados: Foi possível perceber o desempenho das alunas na entrega das atividades, na participação das aulas com a câmera sempre ligada e com a gravação dos vídeos quando solicitados. Tudo isso, fez com que os resultados dessa experiência com o ensino remoto do instrumento órgão eletrônico tivesse êxito. Foi notório o desenvolvimento das alunas durante todo o processo de ensino e aprendizagem, mas também motivador, principalmente pelo momento angustiante devido aos impactos da pandemia do Covid-19. Considerações Finais: O fato das alunas possuírem o instrumento em suas casas e terem conhecimentos musicais suficientes para a leitura de partitura facilitou bastante o ensino e aprendizado nas aulas. Foram encontradas dificuldades no link de acesso à entrada nas aulas, na prática síncrona do instrumento devido ao atraso no vídeo e áudio na conexão da internet. Por fim, vale ressaltar a organização da instituição concedente deste estágio, com os materiais didáticos e com o ensino musical de seus membros.

Palavras-chave


Ensino de música; Ensino do órgão eletrônico; Ensino remoto de instrumento musical; Estágio Supervisionado.

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