O Uso Do Portfólio Como Ferramenta De Avaliação No Processo De Ensino E Aprendizagem

Jéssica Alves Cassimiro, Elizangela da Silva Dias de Souza

Resumo


Introdução: A Pró-reitora de Extensão do IF Sertão PE, emitiu no dia 30 de junho de 2020 o Ofício no 30/2020, que dispõe sobre as orientações para a realização das atividades de estágio remoto. Foi desafiador entender e estagiar de forma remota. Para melhor acompanhamento dos processos de ensino, foi proposto a construção de um portfólio para desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho, articulando-se com a trajetória do seu desenvolvimento profissional. Objetivos: Despertar o interesse de buscar novas fontes de conhecimento; concretizar uma base dados; aprimorar as habilidades intelectuais; tornar o processo de aprendizagem mais abrangente no âmbito da cognição e permite criar, pensar sobre o que se fez e refazer. Metodologia: Organizamos individualmente nosso portfólio e durante as aulas de estagio III apresentamos para nossa turma a organização do mesmo, passo a passo como estava sendo elaborado semanalmente, o que foi de grande importância e aprendizado, pois compartilhamos com nossos colegas as experiências, medos, ansiedade, criatividade e gratidão por termos vencido um momento tão difícil de pandemia e superado o amedrontamento de não conseguir estagiar brilhantemente (o estágio foi ótimo). Resultados: O portfólio nos proporcionou a liberdade de criarmos algo que de certa forma é diferente e prazeroso para nos professores estagiários durante o período de estagio supervisionado, pois foi possível organizar nosso tempo de estudo e criarmos metodologias diferentes para as aulas online, compartilhamos nossas experiências durante esse período de pandemia e ficamos com o sentimento nostálgico de dever cumprido. Considerações Finais: Na realização do estágio III, foi possível enriquecer o aprendizado referente à prática docente adquirida em sala de aula na faculdade, e durante esse momento desafiador de pandemia percebemos todos os aspectos implícitos em uma turma com vários adolescentes e assim eu estagiaria na função de educadora responsável pela a turma adquiri experiências diferentes e gratificantes, além de construir um belo portfólio com as aprendizagens  vivenciadas durante o período de estagio supervisionado.

Palavras-chave


Portfólio, Pandemia, Aprendizagem significativa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jéssica Alves Cassimiro, Elizangela da Silva Dias de Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.