Reflexões Sobre Aplicação Do Ensino Híbrido

Misael Rodrigues Martins Miranda, Alexandre Roberto de Souza Correia, Maria Elizabete da Silva Souza, Manuela Rodrigues de Souza

Resumo


Introdução: Considerando que o Ensino Híbrido tem sido um tema divulgado de forma mais abrangente. Porém é apresentada, superficialmente, como uma estratégia para as gestões escolares. E não como uma metodologia de educação formal que mescla dois modos de ensino, o on-line e tradicional. Isto posto, os autores se dispõem, por meio deste trabalho, a compartilhar um relato de experiência ocorrido numa palestra sobre Fundamentos do Ensino Híbrido. Objetivos: Com o objetivo de sensibilizar a reflexão sobre os fundamentos teóricos e aplicações adequadas da Metodologia de Ensino Híbrido, no período atual onde a mesma está sendo amplamente sugerida. Metodologia: Para tanto foi realizado um evento virtual sobre o tema de Metodologias de Ensino em Tempos de Pandemia para a comunidade interna-externa por meio da ferramenta Google Meet. Os autores deste trabalho apresentaram os fundamentos e aplicações do Ensino Híbrido e após a exposição dos autores, ocorreu o momento de contribuições do público participante em uma roda de conversa. Resultados: Desse modo, observou-se a partir das colocações dos 20 participantes do evento que apesar de 10% daquele público nunca ter ouvido falar sobre o tema, com exceção de um 5% dos participante que já conhecia a temática por causa de curso de pós-graduação, os outros 85% que já tinham ouvido falar sobre o assunto não tinham conhecimento suficiente sobre os fundamentos e aplicações dos modelos metodológicos. Considerações Finais: Portanto, é imprescindível que haja uma maior propagação sobre o Ensino Híbrido de maneira assertiva Evitando que a prática pedagógica divirja do conceito de Ensino Híbrido. Sem esquecer que é fundamental conhecer a realidade da instituição e do seu público para aplicar o modelo que mais coincide com a solução necessária em vista. E dessa forma, todos colherem os melhores resultados possíveis, no curto, médio e longo prazos.


Palavras-chave


Ensino híbrido; metodologia de ensino; educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Misael Rodrigues Martins Miranda, Alexandre Roberto de Souza Correia, Maria Elizabete da Silva Souza, Manuela Rodrigues de Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.