PIBID Música no Ensino Médio: Experiências Musicais no Ensino Remoto

José Alan de Oliveira, Adelson Aparecido Scotti, Iuri Ozires Sobreira de Oliveira

Resumo


Introdução: O presente resumo tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas através do PIBID, Subprojeto Música. A aula foi ministrada na turma do Ensino Médio Integrado Eletrotécnica, IFSertão-PE. O conteúdo trabalhado foi sobre Rap, Repente e Embolada. A faixa etária dos alunos é de aproximadamente de 15 a 17 anos, turma do 1º ano composta por 36 alunos e utilizamos o Google Meet para a realização da aula. Objetivos: A aula teve como objetivo conhecer a história do Rap, do Repente e da Embolada; demonstrar semelhanças e diferenças entre seus elementos; abordar temas presentes nas letras; discutir o contexto das manifestações artísticas já citadas, na cultura local. Metodologia: A aula foi iniciada perguntando se alguém da turma conhecia esses tipos de gêneros (Rap, Repente e Embolada). Diante das respostas dadas, fizemos uma breve contextualização histórica e descrição ao que se refere ao Rap, Repente e Embolada. Em seguida, houve um momento onde uma música de cada uma dessas manifestações artísticas foi ouvida. Depois dessas observações iniciou-se uma roda de conversa para análises e compartilhamento de experiências. Resultados: A aula dada aconteceu como planejado, os alunos interagiram muito bem, todos participaram com perguntas, opiniões e compartilharam com experiências próprias. A reação dos alunos no decorrer da aula foi bastante significativa, pois eles reagiram de forma distinta, tiraram suas dúvidas e aprenderam algo a mais sobre o assunto dado. Considerações Finais: Foi uma experiência bastante desafiadora por ser uma aula não presencial acontecendo de forma remota. De fato, o PIBID possibilita aos bolsistas a prática e o contato com a realidade escolar, pois é uma forma de construir um conhecimento amplo buscando cada dia um aprendizado novo. Por fim, é de suma importância o Ensino da Música nas escolas e lutar para que todas as Escolas da Rede Pública do Ensino Regular possam ter música como disciplina.

Palavras-chave


PIBID Música; Música na Educação Básica; Ensino Remoto.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 José Alan de Oliveira, Adelson Aparecido Scotti, Iuri Ozires Sobreira de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.