PIBID Música no Ensino Médio: Experiências Musicais no Ensino Remoto
Resumo
Introdução: O presente resumo tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas através do PIBID, Subprojeto Música. A aula foi ministrada na turma do Ensino Médio Integrado Eletrotécnica, IFSertão-PE. O conteúdo trabalhado foi sobre Rap, Repente e Embolada. A faixa etária dos alunos é de aproximadamente de 15 a 17 anos, turma do 1º ano composta por 36 alunos e utilizamos o Google Meet para a realização da aula. Objetivos: A aula teve como objetivo conhecer a história do Rap, do Repente e da Embolada; demonstrar semelhanças e diferenças entre seus elementos; abordar temas presentes nas letras; discutir o contexto das manifestações artísticas já citadas, na cultura local. Metodologia: A aula foi iniciada perguntando se alguém da turma conhecia esses tipos de gêneros (Rap, Repente e Embolada). Diante das respostas dadas, fizemos uma breve contextualização histórica e descrição ao que se refere ao Rap, Repente e Embolada. Em seguida, houve um momento onde uma música de cada uma dessas manifestações artísticas foi ouvida. Depois dessas observações iniciou-se uma roda de conversa para análises e compartilhamento de experiências. Resultados: A aula dada aconteceu como planejado, os alunos interagiram muito bem, todos participaram com perguntas, opiniões e compartilharam com experiências próprias. A reação dos alunos no decorrer da aula foi bastante significativa, pois eles reagiram de forma distinta, tiraram suas dúvidas e aprenderam algo a mais sobre o assunto dado. Considerações Finais: Foi uma experiência bastante desafiadora por ser uma aula não presencial acontecendo de forma remota. De fato, o PIBID possibilita aos bolsistas a prática e o contato com a realidade escolar, pois é uma forma de construir um conhecimento amplo buscando cada dia um aprendizado novo. Por fim, é de suma importância o Ensino da Música nas escolas e lutar para que todas as Escolas da Rede Pública do Ensino Regular possam ter música como disciplina.
Palavras-chave
PIBID Música; Música na Educação Básica; Ensino Remoto.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 José Alan de Oliveira, Adelson Aparecido Scotti, Iuri Ozires Sobreira de Oliveira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.