Aprendendo Eletricidade Estática com o John Travoltagem: Um Relato de Experiência
Resumo
Introdução: A palavra "Física" traz às pessoas uma certa dose de medo, isso porque o ensino tradicional é realizado basicamente por meio de cálculos, leis e teorias, fazendo os alunos ficarem cada vez mais desanimados. É difícil imaginarmos uma aula de Física de forma remota, mas diante do momento em que vivemos, simulações são muito eficazes para melhorar e ampliar a interação dos alunos no ensino remoto. Com isso, todos os alunos do PIBID realizaram atividades para ajudar toda a comunidade acadêmica. Objetivos: Desmistificar o ensino da Física utilizando a plataforma PhET como ferramenta didática em aulas remotas. Metodologia: Esse foi um projeto de intervenção desenvolvido no PIBID e trata-se de um processo de 4 fases. Inicialmente, o professor supervisor responsável pela turma ministrou uma aula de forma remota sobre o assunto abordado na simulação. Após, foi aplicado um questionário inicial totalmente anônimo de 3 perguntas enviado via Google Forms. Em seguida, foi apresentada a simulação, chamada “JOHN TRAVOLTAGEM”. E por fim, foi aplicado um questionário final anônimo de 3 perguntas via Google Forms. Resultados: Muitos alunos não possuem uma boa conexão de internet, e foi o que resultou nos questionários, no primeiro questionário teve o total de 18 respostas, já no segundo questionário só teve apenas 12 respostas, e a maioria desses que não responderam foi pela falta de conexão da internet, onde muitos ficavam entrando e saindo da aula por causa da conexão instável. Mesmo sendo algo diferente, alguns alunos ainda possuem muitas dificuldades e isso se reflete principalmente no ensino remoto por ser novo. Considerações Finais: Nosso projeto de intervenção vem para melhorar a questão do ensino-aprendizado, tem essas simulações computacionais onde buscamos ajudar toda a comunidade escolar.
Desde já, agradeço a Universidade do Colorado por disponibilizar essa plataforma gratuitamente e lembrar também que este é um trabalho desenvolvido por bolsistas do projeto PIBID, e concluo dizendo que a experiência foi muito produtiva, apesar das dificuldades que sempre haverão, como em qualquer outra área.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Henrique Cândido Feitosa, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Cavalcante, Alessio Tony Batista Celeste
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.