Aprendendo Eletricidade Estática com o John Travoltagem: Um Relato de Experiência

Henrique Cândido Feitosa, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Cavalcante, Alessio Tony Batista Celeste

Resumo


Introdução: A palavra "Física" traz às pessoas uma certa dose de medo, isso porque o ensino tradicional é realizado basicamente por meio de cálculos, leis e teorias, fazendo os alunos ficarem cada vez mais desanimados. É difícil imaginarmos uma aula de Física de forma remota, mas diante do momento em que vivemos, simulações são muito eficazes para melhorar e ampliar a interação dos alunos no ensino remoto. Com isso, todos os alunos do PIBID realizaram atividades para ajudar toda a comunidade acadêmica. Objetivos: Desmistificar o ensino da Física utilizando a plataforma PhET como ferramenta didática em aulas remotas. Metodologia: Esse foi um projeto de intervenção desenvolvido no PIBID e trata-se de um processo de 4 fases. Inicialmente, o professor supervisor responsável pela turma ministrou uma aula de forma remota sobre o assunto abordado na simulação. Após, foi aplicado um questionário inicial totalmente anônimo de 3 perguntas enviado via Google Forms. Em seguida, foi apresentada a simulação, chamada “JOHN TRAVOLTAGEM”. E por fim, foi aplicado um questionário final anônimo de 3 perguntas via Google Forms. Resultados: Muitos alunos não possuem uma boa conexão de internet, e foi o que resultou nos questionários, no primeiro questionário teve o total de 18 respostas, já no segundo questionário só teve apenas 12 respostas, e a maioria desses que não responderam foi pela falta de conexão da internet, onde muitos ficavam entrando e saindo da aula por causa da conexão instável. Mesmo sendo algo diferente, alguns alunos ainda possuem muitas dificuldades e isso se reflete principalmente no ensino remoto por ser novo. Considerações Finais: Nosso projeto de intervenção vem para melhorar a questão do ensino-aprendizado, tem essas simulações computacionais onde buscamos ajudar toda a comunidade escolar.

Desde já, agradeço a Universidade do Colorado por disponibilizar essa plataforma gratuitamente e lembrar também que este é um trabalho desenvolvido por bolsistas do projeto PIBID, e concluo dizendo que a experiência foi muito  produtiva, apesar das dificuldades que sempre haverão, como em qualquer outra área.


Palavras-chave


ensino remoto; física; simulação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Henrique Cândido Feitosa, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Cavalcante, Alessio Tony Batista Celeste

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.