Esclarecendo O Vibranium: Aprendendo Porque O Metal Não Existe, Estudando As Propriedades Metálicas.

Nícolas dos Santos Silva, Kamilla Barreto Silveira, Anderson de Oliveira Santos, Junior Coelho Rodrigues, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha

Resumo


Introdução: Metodologias que abordem filmes podem ser uma forma de aproximar a realidade das tramas com o entendimento dos conteúdos das bases curriculares, pois “o cinema permite um envolvimento do espectador com o filme que assiste, relacionando situações e experiências vividas[...]”(Napolitano 2006). Em filmes de ficção científica, por exemplo, é comum a presença de elementos irreais que podem servir como ferramenta atrativa para o estudo de química com os alunos do ensino médio. Objetivos: Relacionar o filme Capitão América: O Primeiro Vingador, com o ensino de química; relacionar o fictício metal Vibranium, presente no filme, com o conteúdo de propriedades metálicas; descobrir se os alunos sabem por que o vibranium não é encontrado na natureza; mostrar porque o metal utilizado na fabricação do escudo do Capitão América não pode ser encontrado na natureza, através da explicação das propriedades metálicas. Metodologia: O projeto foi executado na turma do 1º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Gercino Coelho - EREMGC, da cidade de Petrolina-PE. Realizou-se em oito encontros remotos de trinta minutos cada. No desenvolvimento do projeto foi exposto o filme, fez-se a relação com às propriedades não reais do escudo presente e o instrumento utilizado para avaliação foi um Quiz, pela plataforma Kahoot e demais questionários aplicados. Resultados: A partir do pré-teste de sete questões identificou-se que, das vinte e uma respostas obtidas, 85,7% dos alunos não conheciam as propriedades metálicas. Após a execução do projeto os questionários apontaram uma aprendizagem significativa dos conteúdos trabalhados e foi compreendido que o Vibranium é um metal fictício e por quê. Considerações Finais: Durante a execução do trabalho conseguimos envolver os alunos nas discussões levantadas, permitindo nos estender a outros assuntos além do abordado. Entendemos que o uso da ferramenta didática audiovisual, através de elementos cinematográficos, é uma alternativa competente de como ensinar química, especialmente diante da realidade do ensino remoto.

Palavras-chave


Ensino de Química; Propriedade Metálicas; Ferramenta Didática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Nícolas dos Santos Silva, Kamilla Barreto Silveira, Anderson de Oliveira Santos, Junior Coelho Rodrigues, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.