Esclarecendo O Vibranium: Aprendendo Porque O Metal Não Existe, Estudando As Propriedades Metálicas.
Resumo
Introdução: Metodologias que abordem filmes podem ser uma forma de aproximar a realidade das tramas com o entendimento dos conteúdos das bases curriculares, pois “o cinema permite um envolvimento do espectador com o filme que assiste, relacionando situações e experiências vividas[...]”(Napolitano 2006). Em filmes de ficção científica, por exemplo, é comum a presença de elementos irreais que podem servir como ferramenta atrativa para o estudo de química com os alunos do ensino médio. Objetivos: Relacionar o filme Capitão América: O Primeiro Vingador, com o ensino de química; relacionar o fictício metal Vibranium, presente no filme, com o conteúdo de propriedades metálicas; descobrir se os alunos sabem por que o vibranium não é encontrado na natureza; mostrar porque o metal utilizado na fabricação do escudo do Capitão América não pode ser encontrado na natureza, através da explicação das propriedades metálicas. Metodologia: O projeto foi executado na turma do 1º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Gercino Coelho - EREMGC, da cidade de Petrolina-PE. Realizou-se em oito encontros remotos de trinta minutos cada. No desenvolvimento do projeto foi exposto o filme, fez-se a relação com às propriedades não reais do escudo presente e o instrumento utilizado para avaliação foi um Quiz, pela plataforma Kahoot e demais questionários aplicados. Resultados: A partir do pré-teste de sete questões identificou-se que, das vinte e uma respostas obtidas, 85,7% dos alunos não conheciam as propriedades metálicas. Após a execução do projeto os questionários apontaram uma aprendizagem significativa dos conteúdos trabalhados e foi compreendido que o Vibranium é um metal fictício e por quê. Considerações Finais: Durante a execução do trabalho conseguimos envolver os alunos nas discussões levantadas, permitindo nos estender a outros assuntos além do abordado. Entendemos que o uso da ferramenta didática audiovisual, através de elementos cinematográficos, é uma alternativa competente de como ensinar química, especialmente diante da realidade do ensino remoto.
Palavras-chave
Ensino de Química; Propriedade Metálicas; Ferramenta Didática.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Nícolas dos Santos Silva, Kamilla Barreto Silveira, Anderson de Oliveira Santos, Junior Coelho Rodrigues, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.