Elaboração De Material Didático Para Aulas Do Ensino Básico Fundamental L No Período Remoto: Uma Experiência No Pibid Música

Hellem Cristina de Souza Santos, Adelson Aparecido Scotti, Joelson Batista da Silva

Resumo


Introdução: O programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) trouxe para os bolsistas do curso de Licenciatura em Música do IFSertãoPE uma aproximação prática do cotidiano escolar na educação básica. Encaminhada para a Escola em tempo integral Professora Iracema Pereira da Paixão, foi ministrada a aula com o tema sons dos animais, na plataforma do Google Meet. A turma encontra-se na faixa etária de 10 e 11 anos, totalizando 30 alunos. Objetivos: A aula teve como objetivo interação direta com os alunos; associar imagem/desenho do animal ao espaço vazado do painel; apreciar e imitar os sons dos animais que ia sendo fixado nos painéis; conhecer a altura dos sons dos animais (grave, médio, agudo); escolher animais que são próximos do cotidiano dos alunos. Metodologia: Num primeiro momento, foram criados critérios de escolha dos animais. Foi feito o desenho dos animais no painel e depois foi recortado para os alunos poderem encaixar. Os painéis foram numerados e fixados na parede para interação dos alunos. A interação seria com a professora colocando o som de um animal e em seguida perguntando qual era o número correspondente do animal no painel. Depois de encaixar o animal corretamente, os alunos deveriam imitar o som do animal. Resultados: O resultado da criação do material didático foi satisfatório pois houveram reações a respeito do telão criado, da elaboração e do recorte dos animais para encaixe no telão. A coruja chamou muita atenção das crianças, uma vez tentavam imitar o som do animal, por ser um animal incomum no nosso cotidiano. Mesmo trabalhando por meio de plataformas digitais, o percentual de retorno na participação foi consideravelmente bom. Considerações Finais: A elaboração de materiais didáticos é uma fase importante no planejamento da aula. O tipo de material e linguagem utilizada nesses recursos dependem do perfil do aluno, faixa etária ou ano em que se encontra matriculado. A educação infantil necessita do olhar criativo na elaboração de materiais que chamem a atenção das crianças e que proporcionem conhecimentos musicais relevantes para sua formação.


Palavras-chave


Educação básica; Educação musical; PIBID Música; Elaboração de materiais didáticos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Hellem Cristina de Souza Santos, Adelson Aparecido Scotti, Joelson Batista da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.