Pitágoras - Uma Aplicação Inteligente para a Sala de Aula

Otávio Gomes Oliveira, Gabriel Alves Martins, Ubirajara Santos Nogueira, Ana Nery Barbosa Matos

Resumo


Introdução: No tempo atual, a escola deve propor novas formas de aplicar a tecnologia em sala de aula, mesmo que os recursos sejam escassos, pois o aluno pode sentir-se em um ambiente mais agradável onde pode assimilar os conteúdos da disciplina de outra forma. Com isso, pode-se utilizar alguns recursos tecnológicos para auxiliar nesse processo de ensino-aprendizagem, e um deles é por meio de aplicações como os chatbots. Objetivos: O intuito deste trabalho é apresentar um chatbot nomeado Pitágoras, que tem como propósito auxiliar os alunos no aprendizado da matemática de forma inteligente, conseguindo proporcionar um feedback ao docente acerca das dúvidas e eventuais problemas de aprendizagem no percurso da disciplina. Para o seu desenvolvimento foi utilizado a plataforma Dialogflow em conjunto com o aplicativo mensageiro WhatsApp. Metodologia: A tecnologia selecionada para o desenvolvimento da ferramenta foi o Dialogflow por ser uma plataforma gratuita e intuitiva de geração de agentes de conversação agregado a Machine Learning integrado ao aplicativo de mensagens WhatsApp. No seu uso, a ferramenta dispõe diversos materiais a respeito do acompanhamento das aulas e também auxilia os alunos em sanar dúvidas sobre os mais diversos conceitos matemáticos, como também promove atividades interativas, tudo isso atualizado semanalmente. Resultados: Este trabalho acadêmico apresentou o desenvolvimento de um chatbot nomeado como Pitágoras para ser um tutor virtual para contribuir na aprendizagem da disciplina de matemática. Além disto, foi possível fazer o uso desta ferramenta em um ambiente de sala remota emergencial possibilitando aos alunos terem acesso a conteúdos que refletem a situação atual destes com o percurso da disciplina. No quesito feedback, criou-se atividades interativas para apurar os resultados de desempenho dos alunos. Considerações Finais: O presente trabalho se encontra em aplicação, sendo usado no ambiente de sala de aula online designando ao aplicativo mensageiro WhatsApp o papel de grande ferramenta para auxiliar o aluno no seu aprendizado. Com os resultados obtidos até então, pretende-se trabalhos e melhorias futuras, o aprimoramento de técnicas que chamem a atenção do aluno para uso da ferramenta e também agregue valor ao seu rendimento e evolução de acordo com o passar da disciplina.

Palavras-chave


Chatbot; Pitágoras; Machine Learning; WhatsApp; Tutor virtual.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Otávio Gomes Oliveira, Gabriel Alves Martins, Ubirajara Santos Nogueira, Ana Nery Barbosa Matos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.