Sonhando Com A Física: Um Debate Sobre Geocentrismo E Heliocentrismo
Resumo
Introdução: A partir de discussões nas atividades do PIBID, notou-se a grande barreira que existia entre o ensino de física e a arte, tendo em vista essa observação surgiu a ideia da produção de uma peça teatral, a qual pudesse sintetizar diferentes temáticas relacionadas à física de forma criativa e lúdica, sem abandonar o rigor científico. Objetivos: Produzir um trabalho artístico que consiga democratizar o saber científico, evidenciando o ensino de física; abordar as temáticas envolvendo as teorias do Geocentrismo e Heliocentrismo de maneira lúdica e proporcionar à população externa o conhecimento sobre os conteúdos abordados. Metodologia: Inicialmente foram feitos estudos relacionados ao Geocentrismo e Heliocentrismo baseando-se nas ideias defendidas pelos físicos: Claudius Ptolomeu, Galileu Galilei, Johannes Kepler e Nicolau Copérnico. O enredo da peça foi pensado primeiramente como sendo uma discussão entre físicos em decorrência de questionamentos realizados por uma curiosa estudante. Resultados: Após essa primeira etapa teve início uma exposição de ideias para a construção do enredo. Então foi produzida uma peça teatral, intitulada, “Sonhando com a Física: um debate sobre geocentrismo e heliocentrismo ”. O roteiro se desenvolve a partir de uma discussão entre os cientistas: Claudius Ptolotomeu, Galileu Galilei e Johannes Kepler. Essa produção foi adaptada para se adequar ao momento pandêmico causado pelo novo coronavírus (COVID-19). Considerações Finais: Com o roteiro da peça desenvolvido, constatamos que é possível atrelar a arte à física, levando conhecimento para um público maior por meio de um material artístico, contudo o produção ainda está em andamento, e as etapas seguintes do trabalho também preveem a adaptação da peça teatral para apresentação em novos cenários, buscando diferentes experiências relacionadas ao ensino de física e na perspectiva proporcionar a reflexão da importância de temas científicos para a população.
Palavras-chave
Ensino de física; Arte ; PIBID.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Davi Augusto Gonçalves Ribeiro, Marcelo Souza da Silva, Wellington dos Santos Souza, Anderson Tavares Vieira, Gabriela Gislaine Rodrigues de Araújo, Iranildo Cícero da Silva
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.