Sonhando Com A Física: Um Debate Sobre Geocentrismo E Heliocentrismo

Davi Augusto Gonçalves Ribeiro, Marcelo Souza da Silva, Wellington dos Santos Souza, Anderson Tavares Vieira, Gabriela Gislaine Rodrigues de Araújo, Iranildo Cícero da Silva

Resumo


Introdução: A partir de discussões nas atividades do PIBID, notou-se a grande barreira que existia entre o ensino de física e a arte, tendo em vista essa observação surgiu a ideia da produção de uma peça teatral, a qual pudesse sintetizar diferentes temáticas relacionadas à física de forma criativa e lúdica, sem abandonar o rigor científico. Objetivos: Produzir um trabalho artístico que consiga democratizar o saber científico, evidenciando o ensino de física; abordar as temáticas envolvendo as teorias do Geocentrismo e Heliocentrismo de maneira lúdica e proporcionar à população externa o conhecimento sobre os conteúdos abordados. Metodologia: Inicialmente foram feitos estudos relacionados ao Geocentrismo e Heliocentrismo baseando-se nas ideias defendidas pelos físicos: Claudius Ptolomeu, Galileu Galilei, Johannes Kepler e Nicolau Copérnico. O enredo da peça foi pensado primeiramente como sendo uma discussão entre físicos em decorrência de questionamentos realizados por uma curiosa estudante. Resultados: Após essa primeira etapa teve início uma exposição de ideias para a construção do enredo. Então foi produzida uma peça teatral, intitulada, “Sonhando com a Física: um debate sobre geocentrismo e heliocentrismo ”. O roteiro se desenvolve a partir de uma discussão entre os cientistas: Claudius Ptolotomeu, Galileu Galilei e Johannes Kepler. Essa produção foi adaptada para se adequar ao momento pandêmico causado pelo novo coronavírus (COVID-19). Considerações Finais: Com o roteiro da peça desenvolvido, constatamos que é possível atrelar a arte à física, levando conhecimento para um público maior por meio de um material  artístico, contudo o produção ainda está em andamento, e as etapas seguintes do trabalho também preveem a adaptação da peça teatral para apresentação em novos cenários, buscando diferentes experiências relacionadas ao ensino de física e na perspectiva proporcionar a reflexão da importância de temas científicos para a população.

Palavras-chave


Ensino de física; Arte ; PIBID.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Davi Augusto Gonçalves Ribeiro, Marcelo Souza da Silva, Wellington dos Santos Souza, Anderson Tavares Vieira, Gabriela Gislaine Rodrigues de Araújo, Iranildo Cícero da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.