Ensinando Condutividade Elétrica Através Da Simulação Computacional: Um Relato De Experiência
Resumo
Introdução: A Física é considerada uma das disciplinas mais difíceis do E.M., as dificuldades em contextualizar o que se aprende com o cotidiano é enorme, o que torna a disciplina monótona para os alunos. Estratégias para quebrar as barreiras do ensino tradicional precisaram ser adotadas, considerando também o cenário mundial pandêmico, em que o ambiente físico foi substituído pelo virtual. A simulação surge como a ideia de levar o Laboratório virtual até a o aluno, na busca da visualização dos fenômenos. Objetivos: O Objetivo do presente trabalho é ensinar conceitos relacionados ao processo de condutividade elétrica através da simulação computacional. Metodologia: O presente trabalho foi realizado como atividade do PIBID. O público alvo foi o 3º ano do E.M. do IF Sertão-Campus Serra Talhada e optou-se por uma análise qualitativa-interpretativa. Primeiramente, aulas expositivas foram ministradas pelo supervisor, logo após o conteúdo foi abordado através da simulação (garantindo o anonimato dos alunos). Um formulário do Google Forms foi aplicado antes e depois da simulação e posteriormente o formulário foi analisado junto as percepções vivenciadas. Resultados: A simulação é uma estratégia didática que nos auxiliou bastante na contextualização do conteúdo, visto que os alunos conseguiram visualizar o fenômeno e houve uma maior interação, percebida através da análise dos questionários, demonstrando assim a importância do uso de metodologias novas no processo de ensino, quebrando as barreiras do ensino tradicional, mesmo diante das dificuldades do ensino remoto emergencial. Considerações Finais: A dificuldade de contextualização dos conteúdos com a realidade é uma das principais dificuldades percebidas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem da Física. Com o ensino remoto emergencial, estratégias didáticas precisaram ser adotadas, a simulação computacional surge como um recurso importantíssimo, pois através dela o aluno consegue visualizar o fenômeno físico diante do Laboratório Virtual proposto, contribuindo assim para o processo de desmitificação da Física.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Carla Claudiane de Lima, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Cavalcante, Aléssio Tony Batista Celeste
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.