Ensinando Condutividade Elétrica Através Da Simulação Computacional: Um Relato De Experiência

Carla Claudiane de Lima, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Cavalcante, Aléssio Tony Batista Celeste

Resumo


Introdução: A Física é considerada uma das disciplinas mais difíceis do E.M., as dificuldades em contextualizar o que se aprende com o cotidiano é enorme, o que torna a disciplina monótona para os alunos. Estratégias para quebrar as barreiras do ensino tradicional precisaram ser adotadas, considerando também o cenário mundial pandêmico, em que o ambiente físico foi substituído pelo virtual. A simulação surge como a ideia de levar o Laboratório virtual até a o aluno, na busca da visualização dos fenômenos. Objetivos: O Objetivo do presente trabalho é ensinar conceitos relacionados ao processo de condutividade elétrica através da simulação computacional. Metodologia: O presente trabalho foi realizado como atividade do PIBID. O público alvo foi o 3º ano do E.M. do IF Sertão-Campus Serra Talhada e optou-se por uma análise qualitativa-interpretativa. Primeiramente, aulas expositivas foram ministradas pelo supervisor, logo após o conteúdo foi abordado através da simulação (garantindo o anonimato dos alunos). Um formulário do Google Forms foi aplicado antes e depois da simulação e posteriormente o formulário foi analisado junto as percepções vivenciadas. Resultados: A simulação é uma estratégia didática que nos auxiliou bastante na contextualização do conteúdo, visto que os alunos conseguiram visualizar o fenômeno e houve uma maior interação, percebida através da análise dos questionários, demonstrando assim a importância do uso de metodologias novas no processo de ensino, quebrando as barreiras do ensino tradicional, mesmo diante das dificuldades do ensino remoto emergencial. Considerações Finais: A dificuldade de contextualização dos conteúdos com a realidade é uma das principais dificuldades percebidas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem da Física. Com o ensino remoto emergencial, estratégias didáticas precisaram ser adotadas, a simulação computacional surge como um recurso importantíssimo, pois através dela o aluno consegue visualizar o fenômeno físico diante do Laboratório Virtual proposto, contribuindo assim para o processo de desmitificação da Física.


Palavras-chave


Física; Ensino; Simulação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Carla Claudiane de Lima, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Cavalcante, Aléssio Tony Batista Celeste

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.