Música E Identidade Cultural: Um Relato De Experiência No PIBID Música

Laurijane Santos Souza, Adelson Aparecido Scotti, Iuri Ozires Sobreira de Oliveira

Resumo


Introdução: O presente resumo diz respeito a experiência na elaboração e condução de aulas remotas (via google meet) para o ensino médio, uma produção coletiva realizada durante ações no PIBID Música do IFSertãoPE em parceria com a professora de artes do instituto. O tema parte do caráter comunicativo e expressivo da música, focalizando na musicalidade indígena e afro-brasileira de modo a interagir com as matrizes culturais e a música popular brasileira, tema tratado em aulas posteriores. Objetivos: Geral: Abordar o caráter comunicativo e expressivo da música, dando ênfase às culturas indígena e africana. Específicos: Conhecer a história e musicalidade das culturas indígena e afro-brasileira; Reconhecer diferenças entre o estereótipo referente a indígenas e sua real diversidade cultural; Discorrer sobre manifestações culturais indígenas e africanas tradicionais e contemporâneos dialogando com a cultura local; Refletir sobre nossas relações com a música para além do entretenimento. Metodologia: Inicialmente foi abordado o caráter comunicativo e expressivo da música envolvendo a pré-história e diversas identidades culturais. Em seguida, discorreu-se sobre as  culturas indígena e afro-brasileira. Após a apreciação de músicas tradicionais e contemporâneas pertencentes às culturas citadas, realizou-se uma roda de conversa, onde foram compartilhadas as impressões acerca das manifestações musicais apresentadas. Concluiu-se com reflexões acerca das nossas relações atuais com a música. Resultados: Embora realizadas dentro das possibilidades do ensino remoto emergencial e contando com a tímida participação dos alunos presentes, majoritariamente via chat, foi possível executar as aulas de modo a seguir com a proposta planejada anteriormente. Considerações Finais: A questão da interação apenas via chat, talvez deva ser melhor trabalhada. Contudo os resultados foram satisfatórios, pois ao final das aulas, de acordo os relatos dos alunos, ainda havia um visão ultrapassada e estereotipada, das tradições de matrizes africanas também, mas principalmente em relação às comunidades indígenas, sendo surpreendidos por produções musicais contemporâneas, bem como a atuação desses artistas nas plataformas digitais hoje.

Palavras-chave


BNCC; Ensino Médio; Ensino de música; PIBID música; Identidade cultural.

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