Relato De Experiência: O Uso De Simuladores Virtuais Do Phet Como Metodologia De Ensino De Campo Elétrico No 3º Ano Do Ensino Médio.

Nayara Lima de Souza, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Cavalcante, Alessio Tony Batista Celeste

Resumo


Introdução: É um desafio para o professor da disciplina de física, despertar o interesse dos alunos, visto que, não tem como melhorar o ensino-aprendizagem utilizando sempre dos mesmos métodos. E as simulações surgem como uma solução, possibilitando a visualização do conteúdo que está sendo abordado, tornando os alunos agentes ativos na construção do próprio conhecimento, e podendo serem usadas como um laboratório virtual, principalmente nesse período pandêmico, onde precisamos nos adaptar ao ensino remoto. Objetivos: Usar simuladores virtuais como metodologia para auxiliar no ensino-aprendizagem do assunto de Campo Elétrico. Metodologia: Para alcançar os objetivos mencionados nesse trabalho, utilizei de uma aula expositiva na turma do 3º ano B de logística no IF Sertão PE – Campus Serra Talhada, através de uma atividade que se deu pelo PIBID (programa relacionado à docência) no qual sou bolsista e realizei uma intervenção didática levando em consideração que o aluno tinha o conhecimento prévio sobre o assunto de “Campo elétrico”, correlacionando teoria e prática através de simulações no site PHET(Universidade do Colorado, EUA). Resultados: Os alunos compreenderam os conceitos de campo elétrico e suas aplicações, de outro ponto de vista, observei que eles se interessaram bem mais por essas aulas expositivas com simulações, do que pelas aulas tradicionais que são acostumados a ter, não gerando dúvidas pelo assunto, e sim, curiosidades sobre elas. Essa intervenção didática resultou num ensino-aprendizagem menos complexo, e mais, interativo e chamativo para o aluno, gerando uma diminuição nas dificuldades sentidas nas aulas de Física. Considerações Finais: Essa nova metodologia de ensino com o uso de simuladores virtuais de fácil acesso, trouxe uma nova visão ao ensino de Física e, uma construção de uma aula mais dinâmica e interativa, tornando-se mais prazerosa para os alunos e professores, que conseguem visualizar e identificar o assunto que está sendo abordado, facilitando o ensino-aprendizagem dessa nova geração, que está fortemente ligada a tecnologia, conseguindo visualizar as características dos fenômenos físicos que estão sendo repassados.

Palavras-chave


Ensino; Aprendizagem; Simulações; Metodologia; Remoto.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Nayara Lima de Souza, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Cavalcante, Alessio Tony Batista Celeste

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.