Educação Musical E Ensino Remoto Emergencial: Um Relato De Experiência No PIBID/Música

Meyrla Conceição Lins Santana, Adelson Aparecido Scotti, Joelson Batista

Resumo


Introdução: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do ensino de música para crianças do 2º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão, de Juazeiro/BA, a partir do PIBID/Música, do IFSertãoPE, Campus Petrolina. A atividade desenvolvida foi conhecer o som da família dos instrumentos musicais, de forma síncrona, coletiva e lúdica, usando recursos tecnológicos tais como: Google Apresentação, canal do Youtube e software online World Wall. Objetivos: A aula teve como objetivos específicos: promover a socialização dos conhecimentos sobre os sons dos instrumentos musicais; aumentar a sensibilidade e a capacidade de concentração; desenvolver o raciocínio lógico, a imaginação e as capacidades cognitivas; incentivar a criança a compreender a forma de ouvir música, conhecendo os diversos sons que saem dos instrumentos musicais. Metodologia: A aula foi iniciada com as crianças ouvindo a canção “Bom dia”. Logo após, foi apresentado a família dos instrumentos musicais, como as madeira, metais e percussão. Durante a apresentação, pausas eram feitas para as crianças interagirem. Os sons do violão, flauta, violino, piano, triângulo, tambor e outros foram apresentados em forma de vídeo. Antes de finalizarmos a aula, foi deixado um quiz com a família dos instrumentos musicais, para as crianças. Resultados: A partir dessa atividade foi possível perceber o desenvolvimento auditivo musical das crianças, ao reconhecer os diversos sons de instrumentos musicais trabalhados. Os resultados deste trabalho comprovam a importância da música no cotidiano dos alunos assim como enfatiza a relevância dos conceitos cognitivos e dos conceitos relacionados ao ensino da música no ambiente escolar. Considerações Finais: O encontro mostrou a importância das atividades interativas do ensino musical para o desenvolvimento da percepção auditiva e das capacidades cognitivas das crianças, assim como compartilhar os resultados para que outros professores possam experienciar com seus alunos. A modalidade de ensino remoto emergencial permitiu a observação do desenvolvimento do processo didático e pedagógico (planejamento, execução e avaliação), bem como a experimentação de dinâmicas numa sala de aula online.

Palavras-chave


Educação Musical; Educação básica; Ensino Remoto Emergencial.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Meyrla Conceição Lins Santana, Adelson Aparecido Scotti, Joelson Batista

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.