Química Dos Cosméticos: Química Dos Xampus E Dos Perfumes.

Jonwesly Nogueira Delmondes, Kamilla Barreto Silveira, Girlene Lima de Souza, Maria do Socorro Bezerra de Sousa, Arthur Francisco de Paiva Alcântara, Elizangela da Silva Dias Souza

Resumo


Introdução: Ainda é muito comum o ensino de química ser trabalhado de forma descontextualizada, porém, muitos professores da área têm buscado estratégias de ensino que, além de facilitar a compreensão do assunto, mostre que a química está naturalmente presente na vida. Nesse sentido, a temática química dos cosméticos pode ser uma possibilidade de mediação do conhecimento, pois além de estar inserida no cotidiano dos alunos, está relacionada a diversos conceitos científicos da disciplina de química. Objetivos: O desígnio desse trabalho foi demonstrar o estudo das funções orgânicas, através da temática química dos cosméticos, especificamente a química dos xampus e dos perfumes, relacionando-a com o cotidiano dos alunos, visto que os cosméticos estão inseridos no dia a dia deles. Metodologia: As atividades foram desenvolvidas na escola EREM São Sebastião, em Ouricuri-PE, numa turma de 3º ano. Primeiramente, foi disponibilizado dois vídeos aulas abordando o conteúdo de funções orgânicas com a temática química dos cosméticos. Posteriormente, foi realizada uma revisão sobre os assuntos e aplicação do jogo didático bingo orgânico. Por fim, foi passado um questionário com perguntas sobre a química dos xampus e perfumes e a confecção de um mapa mental das funções orgânicas. Resultados: O projeto despertou nos discente o interesse pelo assunto cosmético, assim, foi inevitável alcançar o aprendizado dos assuntos de química relacionados ao tema. A conduta da sequência didática amparou o desenvolvimento de habilidades dos estudantes, que dialogada com o cotidiano os conduziu a uma participação ativa. Na conclusão do projeto, o desempenho deles no jogo bingo orgânico coroou a intenção da construção do conhecimento em funções orgânicas. Considerações Finais: A aplicação do projeto mostrou que as atividades desenvolvidas contribuíram de forma significativa para o processo educativo dos estudantes, confirmando a importância e efetividade das ações do Pibid nas escolas.

Palavras-chave


Ensino de Química; Sequência Didática; Bingo Orgânico; Pibid.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jonwesly Nogueira Delmondes, Kamilla Barreto Silveira, Girlene Lima de Souza, Maria do Socorro Bezerra de Sousa, Arthur Francisco de Paiva Alcântara, Elizangela da Silva Dias Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.