Relato De Experiência: Ensinando Resistência E Resistividade Elétrica Através De Simulação Computacional
Resumo
Introdução: Em 2020, a pandemia da COVID-19 a sociedade teve que se adequar uma nova rotina devido as medidas de contenção, fazendo que as atividades presenciais fossem suspensas. Nessa perspectiva, o ensino-aprendizagem de física que já era complicado presencialmente, ficou mais difícil com o ensino remoto. Diante disso, o objetivo deste trabalho é fazer um relato de experiência vivenciada durante o PIBID/IFSertão-PE da Licenciatura em Física, apresentando uma intervenção pedagógica usando uma simulação. Objetivos: Objetivo Geral: Auxiliar o ensino-aprendizagem através de simulações computacionais para o ensino de resistênca e resistividade elétrica. Objetivos Específicos: •Usar simulação computacional como ferramenta lúdica; •Apresentar uma Física relacionada ao nosso contidiano; •Ensinar os conceitos de resistência e resistividade elétrica. Metodologia: Público alvo foi o terceiro ano do ensino médio do IF Sertão- Campus Serra Talhada. O supervisor ministrou aulas expositivas acerca do conteúdo. Logo após foi aplicado um formulário do Google Forms para verificar os conhecimentos adquiridos. Daí, veio a intervenção metodológica dos pibidianos aplicando simulações, a minha foi Resitência em um fio, encontrada no site PHET Colorado da universidade do Colorado – USA. Por fim, foi enviado outro formulário para verificar o aprendizado pós simulação. Resultados: De acordo as respostos nos formulários ambos respondidos de forma anonimata, o uso de simulações para o ensino remoto de física se mostrou bastante proveitoso, pois trouxe uma interação com os alunos mesmo que de forma remota que é de grande valia um ensino aprendizagem eficaz deles. Além disso, o projeto mostrou que usar simulações é interessante para que seja passado um conteúdo menos abstrato e que mostre para os alunos as serventias do conteúdo para o seu cotidiano. Considerações Finais: Com o ensino remoto as dificuldades para ensino aprendizagem de Física aumentaram. Portanto, é preciso estratégias que tornem as aulas mais lúdicas, assim o uso de simulações torna-se viável para que traga interação para as aulas para que seja alcançado um ensino-aprendizado eficaz. Por fim, a aplicação do projeto também traz pra gente futuros professores, uma aprendizagem de novos mecanismos que auxiliam no ensino, e isso é importante para sermos profissionais qualificado para darmos aulas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Valdeilton Franca Ferreira, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Calvacante, Alessio Tony Batista Celeste
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.