Relato De Experiência: Ensinando Resistência E Resistividade Elétrica Através De Simulação Computacional

Valdeilton Franca Ferreira, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Calvacante, Alessio Tony Batista Celeste

Resumo


Introdução: Em 2020, a pandemia da COVID-19 a sociedade teve que se adequar uma nova rotina devido as medidas de contenção, fazendo que as atividades presenciais fossem suspensas. Nessa perspectiva, o ensino-aprendizagem de física que já era complicado presencialmente, ficou mais difícil com o ensino remoto. Diante disso, o objetivo deste trabalho é fazer um relato de experiência vivenciada durante o PIBID/IFSertão-PE da Licenciatura em Física, apresentando uma intervenção pedagógica usando uma simulação. Objetivos: Objetivo Geral:  Auxiliar o ensino-aprendizagem através de simulações computacionais para o ensino de resistênca e resistividade elétrica.     Objetivos Específicos:  •Usar simulação computacional como ferramenta lúdica; •Apresentar uma Física relacionada ao nosso contidiano; •Ensinar os conceitos de resistência e resistividade elétrica. Metodologia: Público alvo foi o terceiro ano do ensino médio do IF Sertão- Campus Serra Talhada. O supervisor ministrou aulas expositivas acerca do conteúdo. Logo após foi aplicado um formulário do Google Forms para verificar os conhecimentos adquiridos. Daí, veio a intervenção metodológica dos pibidianos aplicando simulações, a minha foi Resitência em um fio, encontrada no site PHET Colorado da universidade do Colorado – USA. Por fim, foi enviado outro formulário para verificar o aprendizado pós simulação. Resultados: De acordo as respostos nos formulários ambos respondidos de forma anonimata, o uso de simulações para o ensino remoto de física se mostrou bastante proveitoso, pois trouxe uma interação com os alunos mesmo que de forma remota que é de grande valia um ensino aprendizagem eficaz deles. Além disso, o projeto mostrou que usar simulações é interessante para que seja passado um conteúdo menos abstrato e que mostre para os alunos as serventias do conteúdo para o seu cotidiano. Considerações Finais: Com o ensino remoto as dificuldades para ensino aprendizagem de Física aumentaram. Portanto, é preciso estratégias que tornem as aulas mais lúdicas, assim o uso de simulações torna-se viável para que traga interação para as aulas para que seja alcançado um ensino-aprendizado eficaz. Por fim, a aplicação do projeto também traz pra gente futuros professores, uma aprendizagem de novos mecanismos que auxiliam no ensino, e isso é importante para sermos profissionais qualificado para darmos aulas.


Palavras-chave


Ensino de Física; Simulações; PIBID.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Valdeilton Franca Ferreira, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Calvacante, Alessio Tony Batista Celeste

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.