Deduções Matemáticas E A Utilização De Softwares Para Simulações De Experimentos E Análise Gráfica De Leis Físicas

Melquisedek Santos da Luz, Daiane Maria Dos Santos Ribeiro, Getulio Eduardo Rodrigues de Paiva

Resumo


Introdução: O presente relato é uma experiência por mim vivida no Programa Residência Pedagógica no IFSertãoPE campus Salgueiro, no qual descrevo a implementação de um projeto no cenário de ensino remoto, onde gravo aulas através do Google Meet e faço uso de softwares e simulações computacionais como ferramentas complementares de apoio didático no ensino de Física, fazendo as modelagens matemáticas de fenômenos físicos e montando gráficos com elas. Objetivos: O objetivo dessa proposta foi fazer uma abordagem de conteúdos da disciplina de Física voltados ao tópico de Mecânica, com auxílio de softwares que possibilitam fazer plots de gráficos e simulações de experimentos, além de permitir a construção de modelos matemáticos que fazem parte do tópico da Teoria da Gravitação Universal. Metodologia: Para isso foram produzidos materiais didáticos em formato de vídeo onde foram realizadas modelagens matemáticas de fenômenos físicos a partir de observações relacionadas à gravidade e foram feitas simulações numéricas a partir dessas equações, analisando o tipo de correlação entre parâmetros. Também foram realizados experimentos virtuais usando a ferramenta desenvolvida pela University of Colorado Boulder PhET Simulations. Resultados: O material didático produzido é constituído de 7 aulas gravadas fazendo o uso de softwares, como o GeoGebra e UniverseSandbox e simulações da PhET Simulations. Considerações Finais: Em suma pretendo melhorar essas propostas de ensino para aplicação em sala de aula e a experiência que tive com projeto foi muito importante para a minha formação como docente, o que me levou a adquirir mais experiência como docente. Pude aprimorar minha didática ao pensar nas diferentes formas de como discutir esses temas de forma que o aluno consiga compreender o assunto.

Palavras-chave


Modelagem matemática; Simulação computacional; Ensino de Física.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Melquisedek Santos da Luz, Daiane Maria Dos Santos Ribeiro, Getulio Eduardo Rodrigues de Paiva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.