Experiência Adquirida Diante Do Ensino Remoto Como Bolsista Do Residência Pedagógica.

Rafaella da Silva Pinto, Daiane Maria Ribeiro dos Santos, Getulio Eduardo Rodrigues de Paiva

Resumo


Introdução: Com o isolamento social devido ao Covid-19, foi necessário nos adaptarmos a uma nova forma de ensino, o ensino remoto, e apesar dos desafios que esse ensino trás com ele o Programa Residência Pedagógica trouxe para seus bolsistas a oportunidade de vivenciar esse momento ao lado do professor. Foi uma oportunidade desafiadora, mas que trouxe para os futuros docentes experiências únicas, entre elas a experiência de lecionar de forma remota. Objetivos: O projeto desenvolvido no I módulo do Residência Pedagógica teve como objetivo a utilização de vídeos de curta metragem para melhor aproveitamento dos conteúdos abordados na turma do primeiro ano do Ensino médio Integrado em Edificações do IF Sertão Campus Salgueiro. Metodologia: As aulas aconteceram de forma Síncronas e Assíncronas ministradas através das plataformas Google Meet e sala de aula do Classroom, em cada conteúdo abordado era utilizado um vídeo de curta metragem que também abordava o conteúdo, cada conteúdo foi escolhido pela professora da turma, afim de seguir a sequência da grade curricular dos alunos. Resultados: Mesmo com a dificuldades vivenciadas foi possível concluir o cronograma estabelecido sendo possível o alcance do objetivo em utilizar vídeos de curta metragem para aprofundar os conteúdos trabalhados, onde ao apresentar, explicar determinado assunto em seguida se apresentava o vídeo que abordava o mesmo conteúdo de forma mais objetiva e detalhada. Considerações Finais: Ao decorrer das aulas remotas foi possível observar as dificuldades que os alunos enfrentam nessa modalidade de ensino, e que a utilização dos vídeos torna a aula mais dinâmica, tendo em vista que muitos vídeos de curta metragem traz uma abordagem mais clara e objetiva do conteúdo, no entanto, cabe ao professor saber selecionar o vídeo para não ocorrer compartilhamento de conteúdo errado.

Palavras-chave


Ensino; Remoto; Vídeo; Curta metragem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Rafaella da Silva Pinto, Daiane Maria Ribeiro dos Santos, Getulio Eduardo Rodrigues de Paiva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.