Experiência Adquirida Diante Do Ensino Remoto Como Bolsista Do Residência Pedagógica.
Resumo
Introdução: Com o isolamento social devido ao Covid-19, foi necessário nos adaptarmos a uma nova forma de ensino, o ensino remoto, e apesar dos desafios que esse ensino trás com ele o Programa Residência Pedagógica trouxe para seus bolsistas a oportunidade de vivenciar esse momento ao lado do professor. Foi uma oportunidade desafiadora, mas que trouxe para os futuros docentes experiências únicas, entre elas a experiência de lecionar de forma remota. Objetivos: O projeto desenvolvido no I módulo do Residência Pedagógica teve como objetivo a utilização de vídeos de curta metragem para melhor aproveitamento dos conteúdos abordados na turma do primeiro ano do Ensino médio Integrado em Edificações do IF Sertão Campus Salgueiro. Metodologia: As aulas aconteceram de forma Síncronas e Assíncronas ministradas através das plataformas Google Meet e sala de aula do Classroom, em cada conteúdo abordado era utilizado um vídeo de curta metragem que também abordava o conteúdo, cada conteúdo foi escolhido pela professora da turma, afim de seguir a sequência da grade curricular dos alunos. Resultados: Mesmo com a dificuldades vivenciadas foi possível concluir o cronograma estabelecido sendo possível o alcance do objetivo em utilizar vídeos de curta metragem para aprofundar os conteúdos trabalhados, onde ao apresentar, explicar determinado assunto em seguida se apresentava o vídeo que abordava o mesmo conteúdo de forma mais objetiva e detalhada. Considerações Finais: Ao decorrer das aulas remotas foi possível observar as dificuldades que os alunos enfrentam nessa modalidade de ensino, e que a utilização dos vídeos torna a aula mais dinâmica, tendo em vista que muitos vídeos de curta metragem traz uma abordagem mais clara e objetiva do conteúdo, no entanto, cabe ao professor saber selecionar o vídeo para não ocorrer compartilhamento de conteúdo errado.
Palavras-chave
Ensino; Remoto; Vídeo; Curta metragem.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Rafaella da Silva Pinto, Daiane Maria Ribeiro dos Santos, Getulio Eduardo Rodrigues de Paiva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.